“Temer deveria retirar projeto da Reforma da Previdência”, diz presidente do PMDB Goiás

Para deputado federal Daniel Vilela, governo não tem votos suficientes para aprovar matéria no plenário

Deputado Daniel Vilela | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Presidente do PMDB em Goiás, o deputado federal Daniel Vilela afirmou, em entrevista ao Jornal Opção, que a Reforma da Previdência não deve ser aprovada no plenário da Câmara.

Segundo ele, o projeto só passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) porque mais da metade do colegiado foi alterada. “Tenho convicção de que o governo não tem número nem perto do necessário para aprovar o projeto”, disse.

Apesar de correligionário e compor a base de sustentação de Michel Temer, o goiano faz parte do grupo de parlamentares que se posiciona contrário à reforma da maneira como foi proposta.

Entre os termos, está a mudança na idade mínima para aposentadoria, que será de 65 anos para homens e 62 para mulheres com o mínimo de 25 anos de contribuição, sendo que para obter o benefício integral, são necessários 40 anos.

“Por mais que mudanças no sentido de tornar a proposta mais equilibrada tenham sido feitas, não dá para justificar para ninguém. O povo colocou na cabeça que estão acabando com a aposentadoria, que será preciso trabalhar ‘até morrer’ para se aposentar”, explicou.

Para Daniel Vilela, o Planalto também errou na maneira de apresentar a proposta à população e inviabilizou qualquer tipo de negociação sobre o texto. “O governo perdeu a guerra da comunicação, não há como discutir, é preciso retirar o projeto de pauta”, sentenciou.

Defendida por outros aliados, a tese do presidente do PMDB de Goiás é de que Temer deve desistir do projeto que tramita na Câmara e desenhar uma novo proposta a ser apresentada. “O governo tem que recuar e somente no segundo semestre enviar uma proposta mais equilibrada. E com uma campanha publicitária mais informativa”, completou.

Nas redes sociais, Daniel Vilela lançou uma enquete para saber o que pensam seus eleitores e internautas sobre a Reforma da Previdência. Segundo ele, o placar está 99% contra e 1% a favor.

Fechar questão?

Questionado sobre a possibilidade do PMDB fechar questão a favor do projeto da Reforma da Previdência, Daniel Vilela disse que as chances são muito pequenas. “Nosso partido tem como característica o respeito a divergências, aos posicionamentos contraditórios. Fechar questão seria algo muito radical”, opinou.

Para o goiano, o governo tem tentado convencer os parlamentares de forma individual, “com as armas que tem”.

14 Comment threads
10 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
15 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

mariza

Dep. Daniel Vilela vota sim…agora fala que é contrario…quer enganar quem?

Adelicio de Resende Simão

Tanto a reforma da previdência como a reforma TRABALHISTA, só tem o objetivo de penalizar a classe trabalhadora. Tenho a convicção de que nem uma nem a outra deveria ser aprovada pelo Congresso Nacional. Creio inclusive que tais reformas trarão um prejuízo enorme para os atuais detentores de mandatos políticos que, com a força do povo e do nosso trabalho de base NÃO SERÃO REELEITOS ou ELEITOS PARA OUTROS CARGOS. Quem vota contra o POVO não merece o seu voto.

Rogério

Talvez um texto que levasse em conta o tempo já contribuído, e a regra de transição navegasse por essa métrica, talvez fosse mais fácil engolir já que quem contribuiu já por 34 anos, mas hj está com 50 anos e esperava se aposentar com os 35 anos contribuídos. Veja, 35 anos contribuídos, não são 15 anos, são mais que o dobro do mínimo exigido, e este cidadão deveria ser respeitado pq de fato contribuiu por uma vida laboral… Dizer que este cidadão que contribuiu mais que o dobro do mínimo exigido pelas categorias que tem forte lobby, vai ter jeito… Leia mais

Marta Baptista

Concordo essa regra de transição é injusta e desprestigia quem de fato já trabalhou por pomais de 25 anos e não tem a idade exigida na proposta da reforma.

Eliane

Mas este governo é radical e DITADOR.

OSVANDO

É NECESSÁRIO – Países mais desenvolvidos, já fizeram, a questão é que todas mudanças tem objeção. Sem analise das consequências futuras.

OSVANDO

OUTRA COISA – Nota se que o Presidente Temer, não é covarde, é habilidoso. Na verdade, temos que passar por reformas. Outros governantes eram cientes da necessidade de reformas, mas se acovardaram, devido a interesses políticos, ou seja se perpetuar no poder, manipulando a população.

Sandra

Discordo. Se uma Reforma se faz necessária, ela é transparente e não empurrada guela abaixo para os trabalhadores. E como mexe com a vida de todos nós, tem que ser muito bem elaborada e discutida. Temer comprou os deputados da Comissão Especial. Isto é corrupção. E covardia sim.

Antonio Carlos

Boa tarde, eu concordo em parte com sua opinião, Deve haver REFORMA, mas que inclua todos no mesmo norma. Oque estamos vendo, são várias as regalias dadas aos grupos de funcionários que tem poder de pressão, como 55 anos para polícia parlamentar e federal em que os salários são bem altos. Enquanto o zé da esquina, pedreiro, chapa, faxineiro, etc, se por acaso quiser aposentar recebendo 1 salário e 1/2 por exemplo, com o qual contribui, terá que trabalhar por 40 anos e até 65 anos, acha que ele suporta? Outra coisa, a idade de 65 anos não leva em… Leia mais

Sylvana Maria

Haver mudanças para melhor, o que estar é uma perda total dos direitos do trabalhador com certeza se estivesse vivo Ulisses e Traçando Neves, essa reforma nem do papel teria saído.

Sylvana Maria

Gente corrigindo Tancredo Neves

macc

Concordamos Presidente do PMDB de Góias. O Senhor está completamente certo. Nem pensar ele poderia ter pensado nessa descabida reforma , cadê os números que até hoje não foram mostrados, apenas que ele vem falar que tem o déficit de bilhões e bilhões, isso não prova nada, queremos a CPI da previdência Já, por que sabemos que ela não é deficitária, o que há é desvio de dinheiro para bancar juros a bancos e alimentar a corrupção desse País. Querem aprovar uma reforma tão impactante para a Classe Trabalhadora de uma hora para outra visando as eleições de 2018 que… Leia mais

Sandra

Concordo em gênero , número e grau. Trabalho na CDF E hoje na votação dos destaques da Comissão Especial, era nítido que muitos deputados não concordavam com muitas coisas e diziam não aod destaques. Afinal? O ditador MANDOU votar e ofereceu cargos a eles. Temer trocou 5 deputados para vencer na Comissão. Trapaceou. Mas no Plenário? Lá vai ser diferente. Tenho fé.

Jerri Martins

Como um devedor que deve 67 milhoes, parlamentar sonegador que se chama Nilton Cardoso de Minas Gerais, relator da medida que deu anistia, e complementando: VOTOU NO GOLPE….sendo que a comissao aprovou tal medida? MP 766. (Informação denunciada na folha de SP) Aprovou relatorio para perdoar divida, tal parlamentar….Como uma pessoa assim pode participar de votação? um devedor…Bem amigos, esse pessoal NÃO tem moral nenhuma para realizar mudança alguma na Previdencia… Onde vamos parar?

Jerri Martins

Mesmo que a Reforma não passe seria bom já queimar quem se mostrou favoravel a reforma da previdencia…Manda essa corja traidora para o raio que os parta….

Silvia

O governo propoe as reformas trabalhista e previdenciária para dizimar os direitos da classe trabalhadora e está preocupado apenas com os votos dos deputados.
Mas quem elege os deputados?
Esse trabalho de convencimento deve ser feito com o povo! Os deputados devem ser
meros representantes da vontade do povo!
O governo aplica a lei do menor esforço, já que o povo não será convencido da redução dos seus direitos sem uma fundamentação lógica.

OSVANDO

FÁCIL – O deficit da Previdência atual é pagar 35 anos de contribuição;
E receber 40 anos de aposentadoria, devido a expectativa de vida do brasileiro.

Marta Baptista

Tenho 47 anos e vinte e nove de contribuição, ja passei em 1988 por mudanças na previdência, na ocasião tinha quase 11 anos de contribuição e perdi o direito a aposentadoria proporcional por conta da idade minima. Assim como eu muitos trabalhadores principalmente os que começaram a trabalhar cedo por necessidade serão prejudicados. É terrível perceber que quem trabalha duramente neste pais não tem o reconhecimento merecido, não é fácil começar a tralhar com 15 ,16 anos, sera extremamente injusto ter 30 anos de contribuição e pelo simples fato de ter 48 ou 49 anos não poder contar com a… Leia mais

OSVANDO

O PROBLEMA – É esse, o povo quer aposentar cedo demais. As mudanças são necessárias.

OSVANDO

ENTENDAM – Infelizmente atualmente, há um desiquilíbrio entre;
-CONTRIBUIÇÃO x Beneficio

ANDRE

Eleição 2018, parlamentar que votou a favor da Reforma Trabalhista e da Previdência, deverão carregar um belo de um carimbo escrito “TRAIDOR” e ai será a vez do povo fazer a verdadeira Reforma com outro carimbro “FORA TRAIDOR”.

Fátima Cristina

Como se explica o trabalhador comum contribuir 40 anos e só poder se aposentar aos 65 pra poder receber a esmola integral? Quando os políticos se aposentam com 8 anos e qualquer idade. Porque nós teremos que escolher entre pensão por morte ou a nossa aposentadoria, direitos tão distintos, quando os políticos acumulam tudo, e tantas outras regalias, afinal são eles que legislam em causa própria, jamais fazem leis para beneficiar o povo. Fernando Henrique aposentou aos 37 anos e teve a ousadia de dizer que quem queria se aposentar era vagabundo. Lamentável um país tão rico ser SAQUEADO por… Leia mais

Sandra

Concordo com tudo. Esta Reforma começou de um modo errado, com autoritarismo, e comprando os deputados. O POVO não é ignorante e está vendo TUDO. Existe dúvidas sobre o suposto défice. O governo retira dinheiro da Previdência para DRU, aumentou no ano passado em 30%, e prorrogou o prazo. Défice ou Má Administração? O POVO VAI PAGAR A CONTA? A Reforma é muito severa e está sendo IMPOSTA! Fora Temer. A sua aposentadoria está garantida né? Impostor!

Josinaldo Moreira de lima

deputado vc achar certo vc trabalha até 65 anos pra se aposentar
Agora falar pra mim que seu presidente se aposentou com 55 anos ,agora me explicar ,por ter milhões de trabalhadores que pagam a previdência e ainda ficar com defit negativo