Dos quase cem funcionários, cerca de 40 serão chamados para realocação. Essa foi a primeira fábrica da marca fora do Japão

A multinacional Suzuki anunciou na última terça-feira (5/5) o fechamento de sua fábrica localizada em Itumbiara. A montadora realizava a finalização na produção dos veículos da marca, que eram quase completamente montados na fábrica da Mitsubishi, coligada da Suzuki no Brasil, em Catalão.

Segundo Flávio Henrique Caetano, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itumbiara, a empresa comunicou oficialmente a decisão aos funcionários na tarde da última terça. Dos quase cem trabalhadores da fábrica, cerca de 40 serão chamados para realocação na montadora da Mitsubishi.

Poucos devem aceitar a proposta, pois a distância entre as cidades é de mais de 200 quilômetros. Os responsáveis pela Suzuki não disseram se darão algum tipo de auxílio para o transporte daqueles que toparem a realocação. Os demais empregados, inclusive aqueles que não aceitarem a proposta, serão demitidos.

Flávio informou que, em negociação com a empresa, o sindicato conseguiu extensão de três meses do plano de saúde e adicional de R$ 1 mil reais ao acerto dos funcionários que forem dispensados.

Ainda de acordo com Flávio, os dirigentes falaram que a estrutura física da fábrica — incluindo as máquinas — ficará intacta. “Vai ficar uma fábrica fantasma, um prédio abandonado com as máquinas”, disse.

A fábrica da Suzuki, que foi construída com incentivo do município e do Estado, foi a primeira da marca fora do Japão. Ela funcionava desde o início de 2013. A produção na montadora continua até o próximo dia 1º de junho. “A economia da cidade vai sentir bastante”, lamentou o presidente do sindicato.