Neste sábado, 7, das 8h às 17h, ocorre o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação 2023. Mais de 970 pontos de imunização no estado estarão disponíveis para a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, utilizando os imunizantes recomendados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

No total, são oferecidas 17 vacinas que proporcionam proteção contra mais de 30 doenças. Em Goiás, cerca de 1,5 milhão de crianças e adolescentes compõem o público-alvo desta iniciativa. Nesse sentido, a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, convoca a população.

“A gente espera, no final dessa campanha, alcançar a cobertura vacinal necessária para cada uma dessas vacinas. Carteira de vacinação atualizada significa crianças e adolescentes protegidos”, reforçou.

A abertura do evento do Dia D contará com a participação de Zé Gotinha, o símbolo nacional da imunização, e da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir das 8h30, no Centro Municipal de Vacinação (CMV) da capital, localizado no Setor Pedro Ludovico. A Campanha de Multivacinação, iniciada em 30 de setembro, se estenderá até 14 de outubro.

“Como são muitas vacinas, com doses diferentes, em períodos diferentes, a orientação é que esse pai leve a criança ou adolescente ao posto de vacinação. Lá vai ser verificado se precisa ou não, se tem alguma vacina atrasada, para poder atualizar”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, que ainda lembrou a importância da imunização para garantir que doenças como a poliomielite (paralisia infantil), já erradicada no Brasil, não tenha risco de retornar. Hoje, a cobertura vacinal para esse imunizante é de apenas 73%, abaixo da meta do Ministério da Saúde de 95%.

O Estado tem implementado diversas iniciativas visando reverter as baixas coberturas vacinais. No final do último mês, o governador Ronaldo Caiado (UB) lançou na capital o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, intitulado “Vacina Mais, Goiás”. Esse plano estabelece uma série de estratégias direcionadas à melhoria dos índices de imunização no estado. Essa ação está alinhada com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, um projeto iniciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ao qual o Governo de Goiás também se associou.

Além do Dia D, a SES realizará uma ação no Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, neste domingo, 8, das 8h às 17h, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia. A van da vacinação estará presente, junto com Zé Gotinha, oferecendo as vacinas da Campanha de Multivacinação para facilitar o acesso a pais e responsáveis que não podem levar seus filhos durante a semana ou aos sábados.

Na segunda-feira, 9, a SES receberá a visita do diretor do Programa Nacional de Imunização, Éder Gatti, que visitará a Unidade de Saúde da Família (USF) Riviera, no Jardim Brasil, às 11h. Nessa ocasião, será apresentado um balanço parcial da Campanha Estadual de Multivacinação 2023. Às 14h30, Gatti conhecerá a Rede de Frio Estadual, acompanhado pela equipe da Vigilância em Saúde e da Gerência de Imunização da SES. Às 16h, a comitiva visitará o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais no Hospital Estadual da Mulher (Hemu).

A SES também fechou parceria com os clubes de futebol em Goiás para realizar ações durante as próximas partidas, incentivando a vacinação com o apoio de Zé Gotinha. A iniciativa começou no jogo entre Atlético Goianiense e Ituano, pela Série B do Campeonato Brasileiro, na sexta-feira, 6, e continuará no sábado, às 16h, na partida entre Goiás e Bahia, no estádio Hailé Pinheiro (Serrinha), pela 26ª rodada do Brasileirão Série A. A ação também ocorrerá na quarta-feira, 11, no jogo entre Vila Nova e Botafogo-SP, no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), no Setor Leste Universitário, pela Série B do Brasileirão.

Leia também: