Sul da Amazônia apresenta incêndios com mais de 500 km de extensão
28 agosto 2024 às 17h37
COMPARTILHAR
Uma grande intensidade de incêndios foram observados nesta quarta-feira, 28, no sul da Amazônia. Um mapa de concentração de monóxido de carbono mostra uma grande região pegando fogo em áreas da Bolívia e nos estados de Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.
“O sul da Amazônia está pegando fogo, literalmente”, afirmou o meteorologista Humberto Barbos, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) ao portal UOL.
A mancha captada teria mais de 500 km de altura, e 400 km de largura no mapa divulgado pelo site Windy.
“Hoje há um jato de ar de baixos níveis descendo ali a Cordilheira dos Andes. A perspectiva é que, nos próximos dias, isso aumente, assim como a temperatura só vai aumentar para a acima média dessa época do ano”, disse o meteorologista.
A Amazônia registrou 28.697 focos de calor neste mês, segundo o Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). O número vem crescendo nas últimas semanas e, nos últimos dois dias, foram identificados 3,5 mil focos de incêndio no bioma.
Queimadas pelo Brasil
Nas últimas semanas, o número de focos de incêndio cresceram em praticamente todas as regiões do Brasil. O número de queimadas é o maior para o mês de agosto desde 2010. Ao todo, 53.976 focos foram registrados no mês.
De janeiro a agosto, o país registrou 112.392 focos de queimadas. O número é quase 60% do total de 2023 (189.926). No mesmo período do ano passado, o Brasil havia registrado 62.355, ou seja, 2024 registrou aumento de 80%.
Leia também
Não podemos parar de repetir: situação das queimadas é crítica no Brasil