O Governo do Tocantins Wanderlei Barbosa nomeou Adão Francisco de Oliveira como secretário da Igualdade Racial do Estado na última quinta-feira, 31. Oliveira possui uma sólida trajetória acadêmica e experiência em gestão pública: é doutor e pós-doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG), mestre em Sociologia e graduado em História pela mesma universidade. Além disso, também já foi titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes do município.

A criação da Secretaria ocorreu por meio da Medida Provisória n° 03, assinada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 30 de janeiro de 2024. Segundo Adão Francisco, as ações da pasta serão para a criação de políticas estruturantes que contribuam para o enfrentamento do racismo estrutural e para o fortalecimento de direitos da população negra.

Adão também presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege) de 2021 a 2023 e já ocupou cargos como secretário de Educação, Juventude e Esportes e secretário provisório de Cultura do Tocantins.

Sua carreira também inclui participações na Equipe de Transição do Governo Federal (2023-2026), além de atuação como professor e coordenador no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Porto Nacional. Ele foi diretor de Pesquisa na UFT e assessor de Relações Institucionais, além de ter lecionado na Unitins e na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Membro ativo em associações como o ICEBE e o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Oliveira também contribui como pesquisador no Observatório das Metrópoles.

O ICEBE e o IHGG expressaram votos de uma gestão produtiva ao novo secretário.