COMPARTILHAR

O cantor e compositor Seu Jorge se apresenta neste sábado, 4, às 21h, no Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia. O show gratuito abre a 3ª edição do projeto Claque Cultural. Um lote extra de ingressos foi liberado no dia 2/10 nos Sesc Centro e Sesc Campinas, com retirada presencial e limite de um bilhete por CPF. Quem já retirou entrada — online ou presencial — deve chegar até as 20h; após esse horário, os assentos não ocupados serão liberados ao público, conforme a capacidade do local.

A apresentação marca a passagem da turnê Baile à la Baiana pela capital goiana, primeiro álbum de inéditas do artista em dez anos, lançado em fevereiro. Mas Seu Jorge vive um momento de transição: no estúdio da sua produtora Black Service, em Barueri (SP), ele finaliza The Other Side, o chamado “disco americano” — trabalho mais ambicioso de sua carreira, previsto para o primeiro semestre de 2026.

Gravado ao longo de mais de uma década, o álbum traz músicas em inglês e português, misturando jazz, bossa nova, samba, psicodelia e referências ao Clube da Esquina. “É um disco de música brasileira feito fora do país. Quis fazer samba para o gringo ouvir e falar que ‘sim, o Brasil continua’”, afirma. O projeto ecoa catálogos como o da gravadora alemã ECM Records e arranjos do maestro Claus Ogerman, que ajudaram a internacionalizar a bossa nova.

No repertório, The Other Side terá versões de “Crença”, de Milton Nascimento, “Caboclo”, de Arthur Verocai, e “Girl You Move Me”, do grupo canadense Cane & Able. Há ainda um dueto intenso com Maria Rita em “Vento de Maio”, e uma parceria com o cantor americano Beck em “River Man”, de Nick Drake. O disco também explora cordas, sopros e pianos à la João Donato, guiados pela voz grave de Seu Jorge.

Conhecido pelo sucesso de “Burguesinha” e pela trilha do filme A Vida Marinha com Steve Zissou, onde cantou David Bowie em português, Seu Jorge já se apresentou em festivais como Primavera Sound e Coachella, morou em Los Angeles e circula entre Brasil e EUA desde os anos 2000. “Estou atrás de trazer essa sonoridade para a atualidade”, diz. “Quero mostrar o Brasil com autoridade, não só como memória.”

Enquanto The Other Side não chega, Goiânia terá uma prévia da energia de Seu Jorge neste show gratuito.

Leia também: Cartório volta atrás e Seu Jorge consegue registrar filho com nome de Samba