Servidores técnico-administrativos paralisam reitorias, unidades e campi da UFG, IFG e IF Goiano
06 abril 2015 às 10h35
COMPARTILHAR
Ato, que faz parte da campanha salarial de 2015, acontece entre os dias 7 e 9 de abril. Trabalhadores discutem indicativo de greve por tempo indeterminado para maio
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal Goiano (IF Goiano) vão paralisar o serviço nas reitorias, unidades e campi das três Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás entre os dias 7 e 9 de abril. Essa é a primeira vez que acontece uma paralisação nas três reitorias simultaneamente.
O ato, que faz parte da campanha salarial de 2015 dos servidores públicos federais, é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo).
A decisão de paralisar as instituições aconteceu após uma negociação frustrada entre trabalhadores e Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Os servidores reivindicam um reajuste salarial de 27,3%, que serviria para repor as perdas salariais que se acumulam desde 2010.
Outras pautas dos trabalhadores são data-base no dia 1º de maio; negociação coletiva; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; isonomia de benefícios entre os Três Poderes, incluindo auxílio-alimentação, creche, plano de saúde, entre outros; retirada de projetos que vão contra direitos trabalhistas e aprovação imediata de propostas de interesse dos servidores no Congresso Nacional; e aprimoramento da carreira, com racionalização de cargos e aumento do piso.
Além da paralisação que tem início na próxima terça-feira (7/4), os trabalhadores discutem indicativo de greve por tempo indeterminado para o mês de maio.