Guardas tentaram dispersar multidão com spray de pimenta e cassetetes. Grevistas decidiram registrar ocorrência no 8º DP

Servidores da Educação que ocupavam o Paço Municipal na manhã desta quinta-feira (23/4) entraram em confronto com a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Segundo integrantes do Sindicato Municipal dos Trabalhadores da Educação (Simsed), os guardas agrediram os trabalhadores quando eles estavam realizando uma manifestação pelos corredores da sede do governo municipal.

“A categoria decidiu fazer uma manifestação pelos corredores do Paço falando que a greve continua e nós fomos cercados de forma que pareceu premeditada”, afirma Hugo Rincón, integrante do Simsed. O sindicato suspeita que haviam alvos na ação dos guardas, porque as pessoas que ficaram mais feridas faziam parte da coordenação do movimento.

Três pessoas que tiveram ferimentos mais sérios foram encaminhadas para unidades de saúde e outros manifestantes seguiram para o 8º Distrito Policial, onde pretendem registrar Boletim de Ocorrência.

Em nota, a Guarda afirmou que os manifestantes tentaram invadir a Secretaria de Finanças e por isso foram “contidos”. “A determinação era que a manifestação acontecesse na parte externa do prédio. Diante dessa iniciativa do grupo foi necessário utilizar o uso progressivo da força a fim de manter a ordem local, não podendo ser identificado as pessoas que ali estavam”, esclarece a assessoria de imprensa da GCM.

Ainda na nota, a Guarda informa que lamenta o ocorrido e que abusos serão apurados pela Corregedoria.

Veja vídeos de servidores agredidos: