Sérgio Moro chega ao STF como réu
18 abril 2023 às 14h49
COMPARTILHAR
Depois que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma denúncia contra o senador e ex-juiz Sérgio Moro (UB), um sorteio, realizado na manhã desta terça-feira, 18, decidiu quem vai ficar na relatoria do caso: a ministra Carmen Lúcia foi a escolhida. O pedido de punição a Moro foi feito pela PGR depois de que viralizou nas redes sociais um vídeo em que o ex-juiz e ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro (PL) fala em “comprar um habeas corpus” do juiz Gilmar Mendes.
Quem assina o documento enviado ao STF é a vice-procuradora Lindôra Maria Araujo. No texto, ela diz que Moro estava “ciente da inveracidade de suas palavras”. O pedido é que o ex-juiz seja condenado à prisão. Confira a denúncia aqui.
Ao se defender da acusação em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 18, Sérgio Moro afirmou que fez sempre o que chamou de “críticas respeitosas” ao Supremo. Ele reforçou que não fez qualquer acusação contra o ministro não quis ofender intencionalmente Gilmar. Além disso, ele rebate que, no vídeo, o que se vê são falas descontextualizadas e divulgadas de forma fragmentada.