Seminário Povos de Rua celebra em Goiânia 10 anos de mobilização do MNPR-GO
30 outubro 2025 às 07h43

COMPARTILHAR
O VIII Seminário Povos de Rua acontece em Goiânia, entre os dias 3 e 6 de novembro. O evento interinstitucional busca celebrar uma década de mobilização do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR-GO) e promover o diálogo sobre políticas públicas, direitos humanos e estratégias de inclusão social voltadas às pessoas em situação de rua.
A programação tem início na próxima segunda-feira, 3, das 8h às 18h, com a Formação de Base, no SindSaúde, no Jardim Santo Antônio da capital de Goiás. Na ocasião, militantes, representantes institucionais e lideranças comunitárias participarão de atividades de capacitação e debates voltados ao fortalecimento da atuação coletiva em defesa da população em situação de rua.
Na quarta-feira, 5, as atividades serão na Praça Universitária, localizada no Setor Leste Universitário de Goiânia. O Festival de Serviços e Ações promoverá atendimentos gratuitos, atividades culturais e prestação de serviços voltados à cidadania, em parceria com órgãos públicos e entidades sociais.
O encerramento ocorrerá na quinta-feira, 6, com o VIII Seminário Povos de Rua, na sede do Ministério Público (MPGO). Das 8h às 18h, os participantes vão assistir apresentações culturais e integrar mesas temáticas sobre moradia, habitação, saúde mental e redução de danos. Na ocasião, os presentes farão a leitura e finalização da Carta do Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua de Goiás. Esse documento reunirá as principais reivindicações e propostas do movimento para os próximos anos.
O Seminário é destinado a população em situação de rua, trabalhadores da área da assistência social, integrantes do MP, juristas, acadêmicos e público em geral. Interessados devem se inscrever por meio deste link. A antropóloga, especialista em Saúde Mental, mestra em Antropologia e doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) Luana Malheiro é um dos destaques do evento. Confira o vídeo dela:
Leia também: Quase 328 mil pessoas vivem nas ruas no Brasil; Goiânia tem mais de 2,5 mil sem moradia
