Sem Lula, Bolsonaro lidera intenções de votos, mas Barbosa vence no 2º turno

Pesquisa DataPoder360 mostra deputado do PSL com 20% a 22%, Joaquim Barbosa entre 13% e 16% e Geraldo Alckmin com, no máximo, 18%

O deputado Jair Messias Bolsonaro (PSL) e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (PSB) | Montagem: Reprodução

Sem o ex-presidente Lula (PT), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) tem liderado várias das pesquisas de intenção de voto para presidente do Brasil. Na apuração da DataPoder360 divulgada neste sábado (21), o cenário se mantém e o parlamentar aparece com até 22% da preferência do eleitorado.

Outro nome que vem se destacando e chamando a atenção nos últimos levantamentos é o de Joaquim Barbosa (PSB), que na pesquisa recém-divulgada aparece em 2º lugar, com 13% a 16%.

Já nos cenários de 2º turno, a situação de Joaquim Barbosa se inverte à de Bolsonaro. O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal marca 37% contra 32% do deputado do PSL. Contra o pré-candidato do PSDB a presidente, Geraldo Alckmin, Bolsonaro ganha com folga, 41% contra apenas 18%.

A pesquisa DataPoder360, que foi realizada nos dias 16 a 19 de abril, por meio de ligações telefônicas (para aparelhos celulares e fixos), realizou duas mil entrevistas em 278 cidades brasileiras. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais. O estudo está registrado no TSE sob o número BR-06596/2018.

No cenário apontado acima, foram listados sete nomes de pré-candidatos que indicam taxas acima de 5% nas intenções de voto: Jair Bolsonaro (22,4%); Joaquim Barbosa (16,3%); Ciro Gomes (8,4%); Marina Silva (8,2%); Fernando Haddad (7,4%); Alvaro Dias (6,3%); Geraldo Alckmin (5,5%); branco ou nulo (17,3%) e não sabe ou não respondeu (8,2%).

O prazo legal para a candidatura oficial a presidente da República é de até dia 15 de agosto. Enquanto isso, a Lei Eleitoral permite que se faça qualquer combinação de nomes.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.