Secretário-geral da Otan afirma que guerra entre Ucrânia e Rússia pode durar anos
19 junho 2022 às 16h46

COMPARTILHAR
Para Jens Stoltenberg, fornecimento de armas de última geração a ucranianos aumenta chance de libertar região de controle russo
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou ao jornal alemão Bild am Sonntag que a guerra da Rússia na Ucrânia pode levar anos. Ele ainda acrescentou que o fornecimento de armamento de última geração às tropas ucranianas aumentaria a chance de libertar a região de Donbass do controle russo.
“Devemos nos preparar para o fato de que pode levar anos. Não devemos desistir de apoiar a Ucrânia“, disse Stoltenberg. “Espera-se que uma cúpula da Otan em Madri no final deste mês chegue a um acordo sobre um pacote de assistência para a Ucrânia que ajudará o país a passar do antigo armamento da era soviética para o equipamento padrão da Otan”, declarou.
No sábado (18), a Ucrânia prometeu continuar a lutar contra Moscou durante ataques russos perto de uma importante cidade do leste, onde vários locais foram atingidos por bombas e mísseis. As forças russas foram derrotadas em uma tentativa de invadir a capital da Ucrânia, Kiev, em março. Desde então, a Rússia voltou a se concentrar na região de Donbass, na parte leste da Ucrânia.