Projeto liderado pela UFG com apoio do município está em fase de estudo de viabilidade. Possibilidade se inspira em cidade europeia 

Paço Municipal de Aparecida | Foto: reprodução

Um projeto liderado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia se inspira na cidade belga Valônia e busca tornar o município goiano referência em polos de empresas de diversos setores. Com posição geográfica favorável e esforços conjuntos, o projeto pode resultar em desenvolvimento para o Estado, além do aumento na geração de emprego.

O secretário Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Rodrigo Caldas, explica que o projeto está em fase de elaboração. A UFG tenta junto à Fundação do Estado de Goiás (Fapeg) financiamento de R$ 4,3 para o estudo de viabilidade. Além da universidade e do Executivo municipal, o projeto tem parceria das empresas goianas AllPark, Antares Pólo Aeronáutico, Innovar Construtora e Tropical Urbanismo e incorporações.

[relacionadas artigos=”222829″]

“O que mais chama atenção para essa possibilidade são as características similares à Valônia”, afirma o secretário Rodrigo Caldas, que Goiânia, Aparecida e Anápolis estão a 2 mil quilômetros de capitais e centros consumidores como Belém do Pará – ao Norte, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul – ao Sul, e Porto Velho, em Rondônia – a Oeste do País, caracterizando-se centrais no país.

Com a infraestrutura ferroviária da Norte-Sul, com um total de 1.537 quilômetros que irá entrar em operação em 2021, as cidades ocuparam posição estratégica.

“A Prefeitura de Aparecida, com uma administração moderna, vem facilitando a instalação de empresas na cidade e ser parceiros desse projeto vem de encontro à essa estratégia”, considera o secretário Rodrigo Caldas.