Secretária de Educação de Goiás diz que sociedade está “se cansando” de ocupações

Raquel Teixeira, apesar de reconhecer legitimidade do movimento, gostaria que fossem encontradas maneiras alternativas para discussão

Secretária Raquel Teixeira durante entrevista | Foto: Alexandre Parrode

Secretária Raquel Teixeira durante entrevista | Foto: Alexandre Parrode

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, professora Raquel Teixeira, afirmou, durante transmissão ao vivo no Facebook, que a sociedade está “se cansando” das ocupações de instituições de ensino em todo o Brasil.

Ao ser questionada sobre os protestos que ocorrem na Universidade Estadual de Goiás (UEG), ela afirmou que reconhece a legitimidade do movimento, mas que gostaria que fossem encontradas “maneiras alternativas” para discutir as reivindicações.

“Interrompem aulas, que depois têm que ser repostas, afetam a vida de todo mundo e a própria sociedade está ficando um pouco cansada dessas ocupações. Lamento, mas reconheço que são legitimas”, explicou.

A secretária diz entender e concordar com a preocupação de alunos e professores que se manifestam contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que limita os gastos públicos no Brasil.

“Ninguém em sã consciência abre mão de recursos e fica tranquilo. Eu, como integrante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, estou acompanhando de perto e há o compromisso verificado por parte do Ministério da Educação de não redução dos recursos para a área”, assegurou.

No entanto, Raquel Teixeira fez questão de lembrar que, em 2015 (durante a gestão da ex-presidente petista Dilma Rousseff), foi determinado um corte de R$ 10 bilhões para a Educação. “Mendonça Filho [atual ministro] conseguiu reduzir para R$ 5 bi, ou seja, estamos com mais recursos que se estivessem vigentes as regras do ano passado”, completou.

Além disso, para ela, não haverá cortes de gastos e, sim, limite. “O que vai haver é a necessidade de priorização do que for mais relevante, como a educação”, arrematou.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antonio Alves

Sou a favor da ocupação de todas as escolas, pois a Educação tem sido muito banalizada por parte do governo e estão querendo banalizar mais ainda, desvalorizando o professor e contratando pessoas amadoras para dar aulas, principalmente em Goiás.