O deputado federal Leandro Vilela esteve no Jornal Opção nessa quarta-feira, 17, e concedeu uma entrevista exclusiva sobre a memória de seu tio, Maguito Vilela. “Ele sempre foi um homem grande, tanto no pessoal quanto como nome público”, relata. Na ocasião, ele contou que perdeu o pai aos 14 anos de idade, e foi Maguito quem cuidou dele, “quase como um pai”.

“Ele tinha um coração muito grande, sempre foi um homem que gostou de servir às pessoas. Além disso, sempre foi também correto e integro, um homem de valores, caráter e princípios. Esse era um ser humano maravilhoso”, recorda Leandro.

Maguito morreu aos 71 anos de idade. Ele deixou sua esposa, Flávia Teles, a enteada, Anna Liz e os seus quatro filhos: Vanessa, Maria Beatriz, Miguel e Daniel Vilela, atual vice-governador de Goiás. A família o descreve como alguém que era agregador por natureza, sendo capaz de unir os diferentes e facilitar diálogos. Essa característica estava presente tanto em sua vida pessoal quanto política.

A trajetória de Maguito

Maguito Vilela | Foto: Reprodução

Depois de vereador, Maguito Vilela ainda foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador (ao lado do saudoso Iris Rezende), governador e senador pelo Estado de Goiás. Em seu currículo, grandes marcos estão registrados, como quando foi vice-presidente do Banco do Brasil.

Além disso, em seu tempo como deputado federal, participou da elaboração da Constituição Federal de 1988. Após o tempo que passou como senador, ele foi candidato duas vezes ao Governo do Estado, mas não se elegeu. Mesmo a grandiosa figura política teve seus desafios e derrotas democráticas, aceitando e honrando os cargos que ocupou.

Então, em Aparecida de Goiânia, no ano de 2008, Maguito Vilela foi eleito prefeito. Inclusive, foi reeleito no pleito seguinte, em 2012. Por sua atuação exemplar na prefeitura de Aparecida, que cresceu muito nesse período, ele foi eleito prefeito de Goiânia, mesmo doente e acamado no fim do pleito. Maguito fez história ao tomar posse de um leito de UTI.

“Pena que ele não pôde exercer. Ele estava feliz e disposto para atuar como prefeito de Goiânia. E eu ouso dizer que a cidade seria outra hoje, seria uma outra capital”, Leandro compartilha sua opinião.

Tragédia na família Vilela

Leandro conta que aprendeu sobre responsabilidade desde cedo com Maguito, tanto é que administrava sua fazenda, em Jataí, desde os 17 anos de idade. Segundo ele, para a família Vilela, Maguito era essencial, como um líder do núcleo familiar. Por isso, o golpe levado pela família durante a pandemia afetou a todos mais do que esperado.

“Nem a ciência sabe explicar tudo sobre como a pandemia aconteceu. Eu sou um homem cristão, eu acredito que não caia uma folha sem a vontade de Deus. Todos sentimos muito, gostaríamos, é claro, de ter a convivência deles por mais tempo. Infelizmente, isso acontece e só cabe a nós respeitar a vontade de Deus. Até porque, estaremos um dia unidos no mesmo plano”, afirma Leandro Vilela.

Durante a pandemia de COVID-19, entre os 7 filhos de Dona Nazime Moraes Vilela com o senhor Joaquim Vilela, três morreram. A primeira foi a mãe de Leandro, Nelma Vilela, em agosto. Em seguida, oito dias depois a doença levou sua irmã, Nelita. Cinco meses depois, em janeiro de 2021, Maguito faleceu no hospital de São Paulo aonde estava internado.

O Legado

Ou seja, agora, Leandro e Daniel são o legado político de Maguito Vilela, que continua forte. Porque além de ter um filho como vice-governador, ao lado de Ronaldo Caiado, agora Maguito tem o sobrinho, Leandro Vilela, prestes a concorrer pela prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Vale lembrar que Leandro e Daniel seguiram pelo mesmo rumo de Maguito, e se mantiveram fieis até mesmo ao partido, MDB, onde os três sempre atuaram. Inclusive, Leandro, assim como Maguito, começou sua carreira como vereador em Jataí. E Daniel também foi vereador, apesar de já ter começado na capital goiana.

Sendo assim, os goianos seguirão acompanhando os passos de Vilela, as pegadas de Maguito e o quanto seus familiares seguem o seu exemplo.

Veja a entrevista completa:

Deputado Federal Leandro Vilela (MDB) | Confira a playlist de entrevistas do Opção Play no YouTube

Confira edições anteriores do Opção Play:

Empresário e galerista Lúcio Albuquerque, um dos fundadores da Cerrado Galeria, em Goiânia | Confira a playlist de entrevistas do Opção Play no YouTube
Deputada Estadual por Goiás, Bia de Lima (PT) | Confira a playlist de entrevistas do Opção Play no YouTube
Fernando Nolêtho, responsável pelo avião da Praça Santos Dumont | Confira a playlist de entrevistas do Opção Play no YouTube

Leia também:

Seriam os presidentes os maiores influenciadores da “nova era política”?

Publicações de Rua: Inovação social global que avança no Brasil

Bancada do velho testamento: Por que desviar o debate para o aborto?