Goiás registrou redução em diferentes modalidades de roubos e furtos nos primeiros oito meses de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), a maior queda foi nos roubos de carga, que passaram de dez para três ocorrências, uma redução de 70%.

O levantamento abrange os últimos meses da gestão de Ronaldo Caiado (PSD) e o início do governo de Daniel Vilela (MDB), que assumiu o comando do Estado após a saída de Caiado, em 31 de março.

Os roubos de veículos recuaram 37,4%, de 366 para 229 registros. Nos estabelecimentos comerciais, as ocorrências diminuíram de 229 para 149, queda de 34,9%. Já os roubos a pedestres passaram de 2.706 para 1.859 casos, redução de 31,3%.

Oito indicadores apresentam redução

Os dados da SSP-GO também apontam queda nos latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, com redução de 26,7%. Os roubos em residências recuaram 24,8%, enquanto os furtos de veículos diminuíram 21,8% e os furtos a transeuntes, 20%.

Desde que assumiu o governo, Daniel Vilela manteve a estratégia de integração das forças policiais e os investimentos em inteligência, tecnologia e estrutura adotados na gestão anterior. O governador atribui a continuidade dos resultados à manutenção dessa política.

“Nós não vamos abrir mão de tudo aquilo que fez Goiás se tornar referência na segurança pública. O governador Ronaldo Caiado estabeleceu uma política firme de enfrentamento à criminalidade, valorizou nossas forças policiais e deu condições para que elas trabalhassem. Nossa responsabilidade agora é avançar ainda mais, com investimento, inteligência, tecnologia e integração, para garantir segurança ao cidadão em todas as regiões do Estado”, afirmou.

Redução acumulada desde 2018

O recuo registrado em 2026 dá continuidade à redução de indicadores observada nos últimos anos. Segundo a SSP-GO, entre 2018 e 2025, os homicídios caíram 62% em Goiás. No mesmo intervalo, os roubos de veículos diminuíram 95%, os roubos de carga, 98%, e os roubos a pedestres, 92%.

Em 2025, o Estado também encerrou o ano sem registro de roubo a instituição financeira.

Tecnologia e integração policial

Entre as ferramentas utilizadas na segurança pública estão o videomonitoramento, o compartilhamento de informações e os sistemas de inteligência, como a IA Contra o Crime.

De acordo com o governo, a orientação de Daniel Vilela aos responsáveis pelas forças de segurança é manter a política implantada nos últimos anos e ampliar o uso dessas ferramentas.

“Segurança pública exige firmeza, planejamento e continuidade. É esse trabalho que vamos preservar e fortalecer para que Goiás continue avançando”, afirmou o governador.

Leia também: Vanderlan Cardoso fala sobre relação com Gustavo Mendanha: “Somos como dois irmãos que brigam muito”