O governador Ronaldo Caiado se reuniu em Brasília hoje, 13, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tratar da liberação de recursos que ampliem a interiorização da saúde no estado. Caiado explicou que buscou a ministra para obter o repasse necessário para atender parcialmente a expansão que foi feita na Saúde de Goiás, que tem como objetivo interiorizar a qualidade de hospitais e policlínicas.

O Secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, que esteve presente na reunião, destacou a necessidade dos recursos, uma vez que as despesas do estado com a saúde aumentaram. Vencio explicou que o estado teve um aumento de 107% na produção de procedimentos, dentre eles diárias de internações, ampliação de leitos de UTIs, cirurgias, consultas e exames, entre 2019 e 2022. Todo esse aumento gerou um custo maior, que não necessariamente representou aumento nas verbas recebidas do Ministério da Saúde.

Esta é a segunda vez nos últimos meses que o governador vai a Brasília em busca de apoio do governo federal. Em março, Caiado se reuniu com a ministra da Saúde em busca de repasses de verbas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, o estado solicitou R$ 500 milhões em recursos para custeio.

Desde 2019, o Governo de Goiás investiu mais de R$ 14 bilhões em saúde no estado. Foram entregues seis policlínicas nos municípios de Posse, Goianésia, Quirinópolis, São Luís de Montes Belos, cidade de Goiás e Formosa. Em 2018, a saúde pública tinha 1,6 mil leitos de internação; hoje são 3,4 mil leitos, sendo 855 de UTI, distribuídos em 23 municípios. Os recursos para custeio englobam pagamento de pessoal, de material de consumo e contratação de serviços de terceiros, por exemplo.