A Romaria do Divino Pai Eterno 2025, realizada em Trindade (GO), já se destaca como uma das edições mais emblemáticas da história da tradicional celebração religiosa. Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 30, o prefeito da cidade, Marden Júnior, e o reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio, destacaram os avanços na organização do evento, o impacto positivo nas áreas de segurança e acolhimento aos romeiros e a crescente projeção internacional da festa.

Leia também: Romaria do Divino Pai Eterno: o que você precisa saber antes de fazer a tradicional caminhada a Trindade

Segundo o prefeito, a integração entre a Prefeitura de Trindade, o Governo de Goiás, as forças de segurança estaduais e a Igreja Católica foi fundamental para garantir tranquilidade aos fiéis. “Tudo foi feito a quatro mãos. A prefeitura, a polícia, a igreja – todos se organizaram com câmeras, sistemas de reconhecimento facial e leitura de placas. Os números mostram que houve uma redução de 60% nas ocorrências em relação ao ano passado”, afirmou Marden.

Prefeito Marden faz balanço do primeiro final de semana da Romaria | Foto: Divulgação

O gestor também celebrou o crescimento do público. “Já temos 20% a mais de visitantes que em 2024. A estrutura montada oferece uma romaria mais segura, mais organizada, mais limpa e mais acolhedora. Estamos fazendo história com a maior romaria de todos os tempos”, disse.

Vox Patris

Maior destaque da edição deste ano é o Vox Patris, maior sino que badala do mundo. Inaugurado na semana passada, o sino já se tornou a grande atração da romaria. “O Vox Patris superou todas as expectativas. Foi destaque não apenas na mídia religiosa, mas também na mídia secular. Milhares de pessoas visitaram o local só neste primeiro fim de semana. Acreditamos que esse número pode triplicar até o fim da festa”, relatou o reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio.

Leia também: Maior sino do mundo, Vox Patris badala pela primeira vez; veja fotos e vídeos do evento

Reitor da Basílica do Divino Pai Eterno | Foto: Divulgação

Este ano, a romaria tem como tema central a esperança. De acordo com o prefeito, esse espírito se reflete nos rostos de quem chega à cidade, muitas vezes após longas caminhadas, em caravanas ou mesmo de bicicleta, como é tradição.

Romeiros chegam à cidade de Trindade | Foto: Divulgação

“O que vemos são pessoas que vêm celebrar a fé, renovar suas esperanças, agradecer por bênçãos recebidas e buscar alento espiritual em tempos difíceis. A romaria deste ano é, mais do que nunca, um símbolo de resistência, fé e comunhão”, concluiu Marden.

Trindade mais segura

A segurança, tema recorrente em eventos que reúnem multidões, tem se mostrado um dos pilares da romaria este ano. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e demais órgãos atuam em conjunto com o efetivo da Guarda Civil Municipal. As imagens captadas pelas dezenas de câmeras espalhadas pela cidade e no entorno da Basílica são monitoradas em tempo real com o apoio de um software de inteligência artificial.

Romeiros durante a caminhada da fé | Foto: Divulgação

De acordo com o comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar de Goiás (PMGO), Major Antônio Barnabé Júnior, ao menos seis foragidos da Justiça foram capturados com o auxílio da vigilância por meio das câmeras. “Temos o banco de dados dos foragidos e, dessa forma, quando esses criminosos passam por essas câmeras ou suas imagens são capturadas pelos drones, soa um alarme na nossa central e uma viatura que está na rua realiza a abordagem e recaptura o foragido”, diz.

Major Antônio Barnabé apresenta balanço da segurança na Romaria | Foto: Divulgação

Titular da 16ª Delegacia Regional de Polícia, Silvana Nunes reforça que o trabalho tem sido feito de forma integrada com as demais forças de segurança, socorro e trânsito. “O Estado de Goiás pode exportar para todo o país como se organizar uma festa com contingente de milhões de pessoas com índices diminuindo em contrapartida os índices de crime”.

Silvana Nunes é titular da 16ª Delegacia Regional de Polícia | Foto: Divulgação

Alta demanda espiritual e estrutura ampliada

Reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, o padre Marco Aurélio diz que houve um aumento da busca dos fiéis pelo sacramento da confissão. “Temos mais de 25 religiosos por turno atendendo nos confessionários, das 5h às 21h. A demanda é tão grande que estamos trazendo mais padres redentoristas e religiosos de outras regiões. É o coração da romaria, esse momento de reconciliação e intimidade com o Pai”, afirmou.

Fiéis rezam em frente aos painéis instalados ao longo da Rodovia dos Romeiros | Foto: Divulgação

Para atender essa necessidade, a Igreja ampliou a operação do Santuário, garantindo mais estrutura física, melhor acolhimento e a presença constante de voluntários e servidores.

Reconhecimento internacional

Um dos anúncios mais relevantes da coletiva foi a participação oficial da Igreja de Trindade no Congresso Internacional da Paternidade de Deus, que ocorrerá em Nova York entre os dias 1º e 4 de agosto. O evento reunirá cardeais e bispos de vários países e terá uma apresentação especial sobre a Romaria do Divino Pai Eterno.

Fiéis durante a Romaria do Divino Pai Eterno | Foto: Divulgação

“Fomos convidados por bispos dos Estados Unidos para apresentar essa devoção única no mundo. Vamos falar durante uma hora e meia sobre a nossa experiência, nosso povo e nossa fé. O objetivo é que a Festa do Divino Pai Eterno passe a integrar o calendário litúrgico da Igreja Católica em nível mundial”, afirmou padre Marco Aurélio. “Se temos a festa de Jesus, do Espírito Santo, por que não do Pai Eterno?”

Leia também:

Trindade apresenta novidades para a Romaria do Divino Pai Eterno 2025