Rodrigo Maia recebe convite do PSDB, ataca ACM Neto e diz que Huck não vai para o DEM

08 fevereiro 2021 às 11h37

COMPARTILHAR
Três partidos disputam o passe do deputado. O ex-presidente da Câmara assinala que DEM volta a ser partido de direita ou extrema-direita
O governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia se encontraram no domingo, 7, para discutir uma grande frente nacional para lançar um candidato a presidente de oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
João Doria convidou Rodrigo Maia a se filiar ao PSDB, informa Lauro Jardim, de “O Globo”. Mas o parlamentar vai esperar mais um pouco, pois também recebeu convite do Cidadania de Roberto Freire e do PSL de Luciano Bivar e Delegado Waldir Soares.

Numa entrevista ao jornal “Valor”, na segunda-feira, 8, Rodrigo Maia fez duras críticas ao presidente nacional do DEM, ACM Neto. Apesar de amigos há 20 anos, pois eram aliados históricos, o deputado se avalia como “traído” pelo político da Bahia. “Mesmo a gente tendo feito o movimento que interessava ao candidato dele no Senado, ele entregou a nossa cabeça numa bandeja para o Palácio do Planalto. Diferentemente do que ele imagina, na verdade o que Bolsonaro conseguiu foi quebrar a nossa coluna, que era toda acordada, de que nunca estaríamos no governo Bolsonaro. Isso eu ouvi do presidente ACM centenas de vezes.”

Rodrigo Maia decidiu pedir sua desfiliação do DEM ao Tribunal Superior Eleitoral, mas “sem pressa ou briga”. E avisou: “Estarei num partido que será de oposição ao presidente Bolsonaro”. Aliados do parlamentar dizem que há articulações avançadas com o PSDB, o Cidadania e o PSL. O problema do PSL é que parte quer compor com Bolsonaro. Portanto, falta confiança. Porém, há quem aposte, no PSL, que, com a filiação de Rodrigo Maia, a ala bolsonarista cairá fora.
Na entrevista ao “Valor”, Rodrigo Maia sublinha que o Democratas havia se tornado um partido de centro ou de centro-direita, mas que a aproximação com Bolsonaro o devolve à direita ou à extrema-direita.
O deputado assinala que o apresentador da Globo Luciano Huck “estava 90% resolvido a se filiar ao DEM” para disputar a Presidência da República. Agora, com a bolsonarização, retirou o time de campo. Ficou mais próximo do Cidadania. Há quem aposte que Huck vai permanecer na Globo.