Rio Verde vive ‘boom’ de produção de grãos, aponta jornal
26 julho 2023 às 17h51
COMPARTILHAR
A expansão da produção do agronegócio em Rio Verde e na região leste de Goiás, foi destaque de reportagem da Folha de S. Paulo, um dos principais veículos do País. A reportagem conta parte da história do município desde os anos 70 até a aquisição do título de uma das cidades mais do agronegócio do País.
De acordo com a reportagem da Folha, a criação da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), por um grupo de 50 produtores da região no início dos anos 80 foi o pilar para esse crescimento.
A cooperativa foi responsável por organizar os produtores e praticamente triplicar a produção de soja na região. Dos anos 80 para cá, a produção saltou de 30 sacas (60 kg cada) por hectare para 80.
A industrialização da região nos anos 80 parecia inviável, de acordo com o presidente da Cooperativa, Antonio Chavaglia, mas em três anos a indústria de transformação viu soja sobrar diante da capacidade de processamento.
Embora Rio Verde seja o principal polo do setor do agronegócio da região, outras cidades e municípios se beneficiam dessa produção. Para se ter ideia, uma a cada 10 cidade mais rica do País está em Goiás. No sudoeste do estado, cidades como Jataí, Chapadão do Céu, Mineiros e Montividiu se beneficiam com armazéns e infraestrutura criada para o escoamento das safras.
A inauguração da Ferrovia Norte-Sul terá a capacidade de facilitar o escoamento, principalmente para a exportação. Em 2021, as exportações de Rio Verde passaram de US$ 1,8 bilhão para US$ 4,5 bilhões no ano passado.
Leia também: Vice-presidente Geraldo Alckmin deve se reunir com lideranças do agronegócio no dia 28, em Goiânia