Reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste recebem mais chuvas que o esperado em outubro, diz ONS

Segundo a programação mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico, em novembro a recuperação do nível dos reservatórios pode continuar

Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste receberam mais chuva que o esperado em outubro. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível dessas duas regiões chegou a 18,2%, maior que os  12,8% e 17,8% previstos anteriormente. Foi ainda 1,5 ponto percentual maior que obtido em setembro. As informações são do O Globo.

Os dois respondem por mais da metade do potencial de geração de energia do país. O destaque vai para o reservatório da Usina de Marimbondo, que em setembro registrava 8,07% e chegou em outubro a 14,79%.

Ainda de acordo com o Operador, é aumento de 83,27%. Segundo a programação mensal do ONS, em novembro a recuperação do nível dos reservatórios pode continuar.

Perspectiva

No  Sudeste e Centro-Oeste, a perspectiva é que o volume de chuvas fique 106% da média histórica. O nível dos reservatórios deve fechar o mês em 18,7% da capacidade.

No Sul, o nível alcançou 52% no fim de outubro, um avanço de 23,4 pontos percentuais ante o mês anterior.  Mas para novembro a projeção é de que afluências continuem abaixo da média, segundo ONS.

Os reservatórios do Sul chegarão ao fim do mês de novembro atingindo 45,6% de sua capacidade. Norte e Nordeste tiveram recuo em suas usinas em outubro, com o menor volume de chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.