Relatos sobre a pane: Tensão a bordo do Aerolula
02 outubro 2024 às 18h39
COMPARTILHAR
Lula participou da posse da presidente do México, Claudia Sheinbaum na manhã desta terça-feira, 1º. Entretanto, sua volta ao Brasil sofreu contratempos devido à uma pane no avião da FAB (Força Aérea Brasileira). A comitiva chegou em Brasília na manhã desta quarta-feira, 2. Além do presidente, outras 15 pessoas estavam na aeronave.
Momentos após a decolagem, ocorreu uma pane, e por isso, a tripulação informou que seria preciso gastar combustível por duas horas. Isto é, porque a aeronave precisava reduzir o seu peso antes de tentar realizar um pouso.
Dessa forma, ao longo de 5 horas, o avião deu voltas por cima da cidade do México. O prazo estipulado foi estendido mais de uma vez pela tripulação, até gastarem os 7 mil litros de combustível. O presidente Lula se levantou da poltrona diversas vezes, buscando informações atualizadas sobre a situação do voo. Durante esse tempo, Janja permaneceu sentada, silenciosa e pensativa.
O avião recebeu críticas do presidente por conta da falta de segurança. A aeronave foi adquirida durante o primeiro mandato no presidente Lula, em 2005. Inclusive, ganhou popularmente o apelido de “Aerolula”. Segundo a Veja, um passageiro relatou ter visto fumaça sair de um dos motores, e assim começaram a especular um possível impacto.
Lula e sua comitiva embarcaram em uma aeronave reserva da presidência. Entre os ocupantes da aeronave estavam: o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o indicado para a presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.
Portanto, o desafio seguinte será aprovar um orçamento no Congresso Nacional para substituir a aeronave. Até porque, durante os momentos de tensão, os passageiros descobriram que o avião havia saído há pouco tempo de uma manutenção. Além disso, a aeronave teria apresentado outras pequenas falhas recentemente.
Leia também:
Avião de Lula tem problemas técnicos e retorna para aeroporto no México
Lula deve chegar ao Brasil na manhã desta quarta, 2, após pane no avião em que viajava