Candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB) destacou que sua proposta de criar a Rede de Proteção à Mulher terá cinco eixos principais: saúde, educação e segurança, formação e geração de renda. Mabel detalhou a proposta durante encontro com lideranças femininas realizado nesta segunda-feira, 9. O projeto busca igualdade e autonomia para que as mulheres goianienses tenham maior qualidade de vida e autonomia financeira.

A candidata a vice-prefeita coronel Cláudia afirmou que estará diretamente à frente do programa, caso ela e Mabel sejam eleitos em outubro. A coronel destaca ainda que pretende fortalecer a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) na Patrulha Maria da Penha. “A rede que vamos formar vai muito além da segurança, mas sabemos que a violência doméstica é um problema que persiste. Na nossa gestão isso será enfrentado com a seriedade que merece”, afirmou.

A vice de Mabel está na polícia há trinta anos e é atualmente a tenente coronel mais antiga entre as oficiais femininas na PMGO. Em 2016, participou da estruturação do primeiro batalhão especializado no combate à violência doméstica no país, o Batalhão Patrulha Maria da Penha.

Cinco eixos

Mabel esclareceu que a Rede de Proteção à Mulher será um sistema integrado de apoio que irá cuidar da saúde das mulheres, auxiliar na autonomia financeira, combater a violência doméstica, além da ampliação do número de vagas em creches, permitindo que um número maior de mães tenha acesso a serviços de cuidado infantil, possibilitando que trabalhem ou estudem.

“Queremos que as mulheres se sintam seguras, tenham acesso ao cuidado com saúde, mas também acesso a cursos gratuitos, possam crescer profissionalmente e, assim, alcançar independência. Queremos ainda cuidar dos filhos dessas mulheres, porque sei que isso afeta diretamente a vida delas. A Rede de Proteção à Mulher também visa garantir vagas em Cmeis e atendimento pediátrico em todas as UPAs e Cais de Goiânia”, ressaltou Mabel.