Quem são os advogados goianos que compõem a lista tríplice para o TRF-1
15 dezembro 2023 às 19h35
COMPARTILHAR
A lista tríplice para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) conta com dois advogados goianos: Liz Marilia Guedes Vecci e Flávio Jaime Jardim. O terceiro nome é de Diogo Seixas Condurú, do Pará. A segunda lista é formada pelos os advogados Eduardo Martins, Vicente Viana e Rebeca Moreno.
Eles serão escolhidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para preencher as duas vagas reservadas ao quinto constitucional da advocacia na Corte. A lei aprovada em 2021 ampliou a composição do TRF-1 de 27 para 43 membros.
Embora o registro de nascimento seja de Patos de Minas (MG), a advogada Liz Marilia Guedes explicou ao Jornal Opção que a mãe dela esteve naquele Estado apenas no período do parto – período que se estendeu para ter os cuidados maternos. “A minha mãe mudou-se para Goiânia com 19 anos e aos 21 cassou-se com o meu pai. Sempre morou aqui, mas na hora de dar à luz foi para Patos de Minas, ficar perto da minha vó”, recorda.
Acerca da sua indicação, Liz Marilia exaltou o papel da sua mãe, Marília Vecci, que foi impedida de ingressar em um concurso público, “porque ela tinha o nome dela no Dops “A minha casa sabe a importância de um quinto constitucional. Nós sabemos o quanto a democracia é importante na estruturação de um ambiente jurídico oxigenado”, declarou.
Além disso, ela enfatiza sobre a importância da formação e experiência na advocacia. “Eu entendo que o meu currículo é interessante, de uma história significativa e constante no direito, sempre foi advogada, nunca deixei de atuar da minha advocacia”, acentua. “Pra mim, é muito gratificante este momento. A despeito de possibilidade de ser chamada, ter sido escolhida pelos colegas e, agora, confirmada pelo Tribunal, foi bastante gratificante”, arrematou.
Apesar de atuar profissionalmente no Distrito Federal, Flávio Jaime nasceu em Goiânia e é neto do ex-desembargador Jorge de Morais Jardim. “Eu sinto-me horando pela confiança que foi depositada em meu nome”, disse ao Jornal Opção, por não esperar ser indicado para a lista, embora seja a segunda vez que compõe uma lista tríplice para o Tribunal. Agora, ele acentua que espera novamente com tranquilidade a decisão do presidente. Agora, o prazo para a escolha é uma prerrogativa do Palácio do Planalto.
Currículos
Liz Marília é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG), hoje PUC Goiás. Em 2001, fundou em sociedade a Terra e Vecci Advogados Associados. É consultora da Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB para o período de 2022-2025. Entre 2019 e 2021, atuou como conselheira na OAB-GO. Também foi conselheira julgadora na Junta de Recursos Fiscais do Município de Goiânia.
Formado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), com doutorado em Nova Iorque, nos Estados Unidos (onde pode atuar nas Cortes do Estado norte-americano), Flávio Jaime de Moraes Jardim é procurador do Distrito Federal desde 2009 e sócio do escritório Sérgio Bermudes.
Ele possui atuação ainda em ações relacionadas a direito constitucional, eleitoral, tributário e administrativo, junto ao STF, STJ, TSE e TRF-1.
Leia também: “Não nos calaremos!” diz Rafael Lara, da OAB-GO, após Moraes negar fala a advogado; veja vídeos
“O desrespeito ao exercício pleno da advocacia é uma afronta à sociedade”: OAB Goiás se manifesta sobre ocorridos no STF