O Ministério da Saúde ainda reiterou a importância da continuação do uso de máscara e da higienização das mãos

Durante a coletiva de imprensa em que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga informou sobre a  inclusão de crianças no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, também foi confirmado que a vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega ao Brasil em março.

“Ainda não temos essas vacinas específicas. Elas só chegam no final do primeiro trimestre. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica a cepa, e a vacina tem que ser produzida”, afirmou Queiroga.

O Instituto Butantan já havia anunciado que a produção de vacinas contra a influenza (da cepa H1N1 e H3N2) estavam em andamento. “O imunizante será importante para conter o espalhamento do vírus”, frisou a instituição, em nota.

Com o aumento no número de casos de gripe, Covid-19 e dengue em todo o país, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, aconselhou em sua página no Twitter que, “todos os cuidados relacionados à saúde sejam priorizados. O uso de máscaras e a higienização das mãos ainda são sumariamente importantes”, reiterou.

Ainda durante a coletiva, o Ministério da Saúde afirmou que os casos da nova cepa da gripe e os casos de flurona (quando uma pessoas se contamina com o coronavírus e a H3N2 simultaneamente) estão sendo monitorados em todos os Estados.