O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) se prepara para lançar o goiano Pablo Marçal como candidato à Presidência da República em 2026. A confirmação foi dada nesta sexta-feira, 1º, ao Jornal Opção, pelo presidente estadual da sigla em Goiás, vereador Sargento Novandir (MDB), que ressaltou o avanço das articulações internas e o alinhamento com a direção nacional. 

Sargento Novandir explicou que a decisão tem respaldo do presidente nacional do PRTB, Leonardo Avalanche, e já está consolidada internamente. “Estamos conversando com o presidente do PRTB Nacional, Leonardo Avalanche, e ele disse que está sendo bem construída essa questão para lançar para candidato a presidente da República, o Pablo Marçal. Então está alicerçada essa questão para estar fazendo isso. E a possibilidade do Pablo é muito grande de ser candidato à presidência da república pelo PRTB”, afirmou ao Jornal Opção.

Ele acrescentou que Marçal reúne atributos estratégicos para a disputa. “O Pablo Marçal tem uma credibilidade muito grande aqui no nosso estado. Eu acho uma decisão assertiva, tendo em vista que o partido vai ter condições de colocar o candidato em chance real a disputar a eleição em 2026. O Pablo Marçal é conhecido nacionalmente, tem muita credibilidade. Então, acho que é um projeto que tem tudo para dar certo”, disse.

Inelegibilidade de Marçal

Apesar do otimismo, o cenário jurídico do pré-candidato ainda é um obstáculo. Em abril deste ano, a Justiça Eleitoral de São Paulo declarou Pablo Marçal inelegível por oito anos, em decisão que também impôs multa de R$ 420 mil. O empresário foi condenado por abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e captação e gastos ilícitos de recursos na campanha de 2024. 

Questionado sobre o impacto da inelegibilidade, Sargento Novandir demonstrou confiança na reversão. “A questão jurídica é o PRTB nacional que está definindo, mas os advogados falaram pra gente que irá reverter e ele ficará elegível e vai ser candidato mesmo, de respeito à presidência. O partido vai resolver isso e vai reverter a situação o quanto antes”, garantiu.

Enquanto conduz a articulação nacional, o PRTB em Goiás também organiza sua base para as eleições estaduais. Novandir explicou que tem clareza sobre seu papel nas eleições estaduais e federais.

“Eu estou no trabalho mais focado aqui para montar a chapa de mercado estadual e federal. E agora aqui no estado de Goiás, o meu candidato a governador já é fechado com o Daniel Vilela”, afirmou. A definição ajuda a contornar um possível impasse, já que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) também é pré-candidato à Presidência, e a sigla precisa equilibrar os interesses locais com seu projeto nacional.

Leia também:

Pela 3ª vez, Pablo Marçal é condenado e segue inelegível até 2032