Proximidade de integrante da família Bolsonaro com Trump preocupa ministros do STF
07 novembro 2024 às 15h14
COMPARTILHAR
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participou do seleto grupo de apoiadores que acompanhou a apuração de votos ao lado de Donald Trump. Essa proximidade preocupa ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que são alvos de um projeto de lei na Câmara dos Representantes que pode impedir que os ministros de entrarem nos EUA.
A colunista da Folha de S. Paulo, Mônica Bergamo escreveu que os ministros chegaram a brincar com a possibilidade de terem seus vistos americanos cancelados. Segundo a colunista, a brincadeira teria ocorrido em uma sala da Corte enquanto os ministros se preparavam para uma sessão plenária.
Isso ocorre porque em setembro, um grupo de quatro deputados e um senador norte-americano do partido Republicano, pediram a revogação das permissões de entrada no país a todos os magistrados do STF. O pedido, feito ao secretário de Estado americano, Antony Blinken, foi ignorado pela gestão de Joe Biden, mas pode ser revisitada como forma de retaliação no governo Trump.
O argumento é que os ministros teriam ferido a liberdade de expressão. Pesa também os embates entre o ministro Alexandre de Moraes e Elon Musk. dono do X, antigo Twitter, que ficou fora do ar por mais de um mês por descumprimento de regras no País. Musk foi um dos principais apoiadores de Trump e chegou a distribuir milhões de reais por dia durante a campanha do Republicano.
Leia também: