Projeto Leitura Para Todos disponibiliza óculos de visão artificial na Assembleia

Equipamento será disponibilizado na biblioteca da Escola do Legislativo, mas a intenção é sensibilizar gestores municipais a fazerem o mesmo trabalho nas unidades escolares do interior de Goiás que atendem pessoas com problemas de visão

Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa (Alego), Lissauer Vieira (PSB), entregou na manhã desta quarta-feira, 6, os óculos de visão artificial adquiridos pela Casa através do Projeto Leitura Para Todos. O dispositivo portátil permite que pessoas com deficiência visual compreendam textos, identifiquem objetos e reconheçam faces por meio de feedback de áudio. O OrCam Myeye 2.0 também possui reconhecimento automático em tempo real de códigos de barras, cores e cédulas de dinheiro.

Segundo o chefe da Casa de Leis, o equipamento será disponibilizado na biblioteca da Escola do Legislativo, mas a intenção é sensibilizar gestores municipais a fazerem o mesmo trabalho nas unidades escolares do interior de Goiás que atendem pessoas com problemas de visão. “A Assembleia saiu na frente e está dando o exemplo ao ajudar na inclusão social. Em parceria com a Federação Goiana dos Municípios (FGM) e a Associação Goiana dos Municípios (AGM), queremos que esse tipo de aparelho chegue aos municípios. Vejo que alguns municípios que tiverem interesse vão vir conhecer o equipamento e poderão também aderir a esse projeto de inclusão social”, disse o presidente Lissauer.

O parlamentar ressaltou ainda a importância do trabalho realizado pelas diretorias da Alego e da Escola com o objetivo de acelerar o andamento do projeto. “Foi fundamental o trabalho dos nossos diretores, principalmente do Teófilo da Escola do Legislativo, e de Andre Ariza, de Planejamento Estratégico, para nós conseguirmos chegar a esse objetivo e trazer esse programa de inclusão social para o Legislativo de Goiás. Esse é esse o papel do Parlamento, trazer as pessoas para mais próximo e aderir à inclusão social”, frisou.

O diretor de Planejamento Estratégico do Legislativo, André Ariza, comemorou a conquista e afirmou que o projeto foi consolidado graças à parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Goiás (Adveg). “É com muita satisfação que estamos aqui. Agrademos a abertura do presidente para que esta ação fosse consolidada”, agradeceu.

Já Aldenor Carneiro dos Santos, presidente da Adveg, destacou que a aquisição do equipamento representa uma ação “grandiosa” por parte do Poder Legislativo de Goiás. “A Alego abre as portas com o objetivo de assegurar o acesso à leitura. Pode-se dizer que é um ato pequeno, mas que tem uma representação grandiosa, com mais autonomia na vida das pessoas com deficiência”, declarou.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.