Matéria apresentada pelo vereador Alysson Lima pretende evitar prejuízos para quem depende do sistema de transporte público

Vereador Alysson Lima, autor da “Lei do Busão” | Foto: Fernando Leite/ Jornal Opção

Um projeto de lei de autoria do vereador Alysson Lima (PRB) pretende regulamentar os horários de espera para os usuários do transporte público de Goiânia. De acordo com a matéria, apelidada de “Lei do Busão”, qualquer cidadão que se sentir lesado por atrasos dos ônibus poderá ingressar no Judiciário para pedir ressarcimento do dano que deve ser comprovado.

A proposta prevê atrasos de até 20 minutos em dias normais; de até 30 minutos nos finais de semana e feriados; de até 40 minutos em dias de tempo adverso, com fortes chuvas e alagamentos. O texto diz ainda que possa haver uma tolerância de tempo em até 10 minutos para cada caso.

Os horários a serem considerados serão os disponíveis no Serviço de Informação Metropolitano (Sim) e pelo sistema “Olho no ônibus”, oferecidos pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Nas ferramentas é possível acessar informações de freqüência e horário de viagens, itinerários, trajetos das linhas e pontos de parada.