Programa de regularização fundiária goiano recebe prêmio

Entre os concorrentes no concurso nacional estavam a Prefeitura de Belo Horizonte e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano de São Paulo

Beneficiário do programa durante evento na Região Noroeste da capital | Foto: Divulgação

Beneficiário do programa durante evento na Região Noroeste da capital | Foto: Divulgação

O programa de regularização fundiária goiano, o Casa Legal – Sua Escritura na Mão, da Agência Goiana de Habitação (Agehab), vai receber o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2015, na próxima terça-feira (13), às 20 horas, em Brasília. A pasta venceu na categoria Habitação.

A instituição responsável pelas políticas habitacionais do governo estadual foi uma das três agraciadas no concurso nacional, que reconheceu o exemplo de política pública.

A escolha entre os ganhadores do prêmio foi feita pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados. As outras duas entidades que tiveram as indicações aprovadas foram o Grupo Globo, pelo programa Cidades e Soluções (na categoria Saneamento), do canal Globo News, apresentado pelo jornalista André Trigueiro, e a empresa Rio Card, pela implantação do Bilhete Único no Rio de Janeiro (categoria Mobilidade).

O programa Casa Legal promoveu mudanças concretas na vida de milhares de famílias goianas. Caso, por exemplo, da família da moradora do bairro da Vitória, Região Noroeste de Goiânia, Maria Neuza de Jesus, 72 anos. “É uma benção muito grande receber esta escritura. Quando cheguei há 20 anos foi um sofrimento. Tomei sol e chuva antes pra garantir um teto. Foi uma das conquistas mais importantes da minha vida”, afirma a beneficiária, que com a escritura se sentiu segura para reformar a casa.

No bairro Boa Vista, também na capital, a alegria não foi diferente para o aposentado Antônio Francisco da Silva, 42 anos. “Cheguei aqui em 2000 e não tinha nada no setor, nem energia. Faltava de tudo. Construí apenas um cômodo e coloquei todo mundo pra dentro. Depois de tudo isso, ter recebido minha escritura agora foi muito bom”, emociona-se.

A Agehab concorreu ao Prêmio Lúcio Costa com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo.

A premiação ocorre durante a abertura do 3º Seminário Internacional de Mobilidade e Transportes, no auditório Nereu Ramos da Câmara, com presenças do governador Marconi Perillo (PSDB) e do presidente da Agehab, Luiz Stival, ex-prefeito de Nova Veneza.

Com informações da Câmara Notícias e da Agehab

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.