Programa de cidadania chega ao Nordeste goiano

Ação do governo estadual vai contar com serviços de incentivo ao setor produtivo, qualificação profissional e emissão de documentos. Violeiro Almir Sater será atração

Vice-governador José Eliton em vistoria ao parque em 29 de agosto | Divulgação

Vice-governador José Eliton em vistoria ao parque em 29 de agosto | Divulgação

A cidade de Posse, a 525 quilômetros de Goiânia, vai receber no fim de semana programa de cidadania promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). O SED Adiante será aberto na sexta-feira (9), às 10 horas.

A programação inclui o feriado do Dia das Crianças e conta também com a inauguração do parque Paraíso Encantado, com a presença do vice-governador e titular da secretaria José Eliton (PSDB).

O SED Adiante reúne ações de cidadania, cultura e incentivo ao setor produtivo, com a divulgação de linhas de crédito para micro e pequenas empresas, qualificação profissional, palestras e cursos. Entre os serviços prestados estarão a emissão de documentos diversos, corte de cabelo, assistência odontológica, assistência jurídica, entre outros. O período da tarde é todo voltado para palestras de empreendedorismo. A primeira, às 14h, será sobre micro e pequena empresa, com apresentação do estatuto que regulamenta o setor no Estado de Goiás, cursos e oportunidades para os empreendedores.

Em seguida, o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) levará à população de Posse informações sobre disponibilização de recursos e linhas de crédito. A região nordeste do Estado é prioridade do Fundo para alavancar e desenvolver a economia local. Esse período de palestras será encerrado com a apresentação das linhas de crédito do Banco do Brasil e da Goiás Fomento. São linhas voltadas principalmente para os micro e pequenos empreendedores, com os mecanismos para a obtenção de crédito, os prazos e crédito para capital de giro e investimento. Ainda na sexta-feira à noite, a partir das 19h, acontece a inauguração do Parque Paraíso Encantado com show do músico Almir Sater.

No sábado, a programação tem início às 9h30 com palestras sobre o Programa Estadual de Inovação e Tecnologia, o Inova Goiás, apresentando os benefícios que o programa oferece ao setor produtivo local, e o Bolsa Futuro Inovador, que vai detalhar a rede de institutos e colégios tecnológicos com a oferta de capacitação profissional para atender o segmento produtivo. Na tarde de sábado, a partir das 14h30, vão acontecer palestras do Sebrae-GO, que apresentará produtos e serviços desenvolvidos em parceria com a SED e voltados para o micro e pequeno empreendedor, e, em seguida, palestras da Agrodefesa e da Emater-GO. A Agrodefesa vai falar sobre raiva nos herbíveros, já que a região possui grande incidência nessa área e vacinação obrigatória. A palestra da Emater-GO será sobre assistência técnica e extensão rural, apresentando as propostas e projetos da instituição.

Sábado e domingo os empreendedores locais poderão participar do curso Plano de Negócios para Empreendedores, que será ministrado pela Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SED. A inscrição é gratuita e o certificado é pré-requisito para que microempreendedores tenham acesso ao Crédito Inclusivo. O público poderá também visitar uma exposição de artesanato de artistas goianos e tirar dúvidas sobre serviços e o trabalho da SED, inclusive com a presença de uma equipe técnica do programa de incentivo Produzir/Fomentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.