Profissão Repórter sobre colégios militares de Goiás é criticado nas redes sociais

Programa da Rede Globo é acusado de manipular informações. Alunos, ex-alunos, pais e integrantes da instituição saem em defesa da rigidez de regimento escolar

CPMG de Anápolis | Foto: reprodução

CPMG de Anápolis | Foto: reprodução

“Ridículo”, “desnecessário”, “irresponsável”, “incoerente”, “desrespeitoso”, “tendencioso”. Estes foram alguns adjetivos usados para classificar o último programa Profissão Repórter, da Rede Globo, exibido na última terça-feira (25/11). Um dia após a veiculação da atração comandada pelo jornalista Caco Barcellos, que veio a Goiás mostrar o funcionamento dos Colégios da Polícia Militar no Estado, centenas de críticas à maneira como a reportagem foi conduzida tomaram as redes sociais.

Pais, alunos, ex-alunos, professores e membros da instituição de ensino saíram em defesa do rigoroso padrão de qualidade preconizado nas 16 unidades goianas, que foi criticado no programa da Globo. Primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Goiás e destaque no Enem, os colégios militares tiveram sua credibilidade e eficácia questionadas pela equipe de Caco. Normas como o uso da farda, a rigidez na aparência pessoal, a hierarquização e a própria presença dos militares no ambiente escolar ganharam conotação negativa, gerando indignação nos que têm ou tiveram algum contato com a realidade do CPMG.

isaOK

Isadora Souza Vieira | Foto: reprodução / Facebook

Aluna do 9ª ano, Isadora Souza Vieira usou sua conta no Facebook para chamar de “ridícula” e “manipulada” a reportagem. Em entrevista ao Jornal Opção Online, a jovem, de 14 anos, afirmou que a situação é bem diferente da retratada. “Quando entrei na escola, também tinha alguns preconceitos e cheguei a ficar com receio. Mas, hoje, sei que não é nada daquilo que algumas pessoas acusam – sem saber, na maioria das vezes”, explica ela. “Nunca fui reprimida. Todos temos direito à opinião e discutimos qualquer assunto sem censura alguma. Eu amo minha escola”, garante.

A última afirmação de Isadora advém de acusações do Profissão Repórter que mostrou dois supostos professores da instituição afirmando que não se podia falar em “ditadura militar” na sala de aula. “Também nunca vi a Helena Aparecida De Sá Silveira Sales ou o Alexandre Linhares [ambos professores de História do CPMG de Goiânia] serem censurados e obrigados a chamar a Ditadura/Golpe de 1964 de ‘Revolução’, muito pelo contrário, eles sempre nos mostraram as atrocidades desse período”, escreveu o aluno George Lucas Ramos Costa Ferreira em um desabafo também no Facebook.

E parece que a opinião crítica a maneira como o programa da Globo retratou os colégios militares goianos desagradou, também, ex-alunos da instituição. “Análise completamente distorcida. Muito mal elaborada. O colégio exige disciplina e ensina direitos de cidadania… Não sei se apuraram corretamente; faltou uma visão mais fiel à realidade”, criticou o advogado Murilo Chaves. “A Rede Globo quis nessa reportagem deturpar a imagem do colégio e criticar a forma de ensino, mas os resultados falam por si só”, repudiou Celine Ramos, em referência às boas notas dos alunos em exames nacionais.

Printscreen do post do aluno George Lucas Ramos Costa Ferreira

Printscreen do post do aluno George Lucas Ramos Costa Ferreira

Uma questão maior

Coordenadora da unidade Hugo de Carvalho Ramos e professora do CPMG há quase 15 anos, Rita de Cássia expressou grande preocupação com o programa e chegou a sugerir uma possível interferência na pauta. “Foi um ato político, só inverdades, não tem absolutamente nenhum nexo com a realidade; Chega a suscitar questionamentos sobre o porquê de uma matéria tão enviesada como aquela”, lamenta.

Um dos pontos questionados pela equipe de Caco Barcellos foi justamente a rígida disciplina exigida nas escolas. Foi sugerido que os alunos não podiam conversar durante o recreio e que o hino nacional seria tocado no intervalo. “A disciplina é fundamental no processo de aprendizado. Como um professor pode dar aula com alunos fazendo algazarra, saindo da sala a todo tempo, gritando e, o pior, que infelizmente acontece em todo o País, nos ameaçando e agredindo”, argumentou. “É uma escola modelo, formadora de excelentes profissionais e, acima de tudo, cidadãos”, resumiu.

Defensora da relação escola/militares, Rita exalta o respeito por parte dos policiais e não vê problemas em se exigir postura adequada dos alunos. “Somos um time. Os militares nos auxiliam e nós os auxiliamos, uma dupla que dá muito certo. Meus três filhos estudaram aqui e se eu tivesse mais três, também estudariam”, complementa. Nesse sentindo, Eliene de Souza Guimarães, mãe de Isadora – que é aluna padrão da escola, com média disciplinar 10 e pedagógica 9,9 – é categórica: “a melhor coisa que aconteceu na vida dos meus filhos”.

Além da menina, ela tem o mais velho, José Henrique, na unidade Polivalente Modelo Vasco dos Reis, em Goiânia. “Muita coisa na reportagem estava distorcida. Nunca ouvi reclamação dos meus filhos e a minha relação com a escola é extremamente profissional. Foi um avanço principalmente para meu filho, que tem apresentado grande evolução”, relatou. A comerciante elogia, ainda, a gama de atividades extracurriculares oferecidas. “Minha filha passa praticamente o dia todo na escola – e adora. Ela faz natação, música… Por mim, toda a escola pública de Goiás deveria ser comandada pela Polícia Militar”, arremata.

Desrespeito

Major da PM de Goiás, Carlos Eduardo Belelli | Foto: divulgação

Major da PM de Goiás, Carlos Eduardo Belelli | Foto: divulgação

Major da Polícia Militar e professor, Carlos Eduardo Belelli, entrou em contato com a redação do Jornal Opção Online para expressar a indignação com a matéria. “Me senti indignado, revoltado, caluniado e difamado. Não só por ser policial militar há 27 anos, mas por ser pai de um aluno. Minha filha estudou no colégio e vai se formar graças ao bom ensino do CPMG”, enfatizou. Ele também sustenta a ideia de que há motivos não esclarecidos por trás do programa: “cunho político ou até mesmo algum movimento das escolas particulares que vem perdendo alunos sistematicamente”.

Ao tratar da questão da farda, Belelli acusa Caco Barcellos de desinformação: “os uniformes padronizados servem para acabar com as diferenças sociais. Nas escolas particulares, os alunos com mais condições desfilam tênis de mil reais enquanto outros vão de chinelos. No colégio militar todos são iguais”. Outro ponto destacado por ele é a questão da segurança. “Quando se exige que os alunos estejam trajados da mesma maneira, evita-se tragédias como a da escola em Realengo. Isto também jutifica os policiais armados”, esclareceu.

Para o major, há uma discriminação para com as escolas militares porque os valores sociais estão invertidos. “A sociedade de hoje e de certo a proposta pelo tal Caco Barcellos aceita alunos ameaçando professores, xingando, usando drogas na sala de aula, levando armas… No colégio militar a cultura do respeito e do civismo é o que garante tamanha superioridade”, reforça. Belelli acusa, ainda, o Governo Federal de alienação. “Para os poderosos do PT não é interessante ter uma sociedade esclarecida, com valores e caráter, como os alunos dos colégios militares. Estes são mais difíceis de cooptar”, alfineta.

Ao que parece, quem conhece a metodologia dos militares concorda com o major. “Sou muito feliz no meu colégio. Bato continência para os militares por respeito e não por obrigação. É uma questão de educação”, explica a aluna Isadora. Já o ex-aluno Romário Oliveira escreveu no Facebook: “foi uma honra poder me formar em um dos colégios mais renomados de Goiás […] Devo muito à essa instituição na qual tem grande parcela pelo meu sucesso profissional e até pessoal”. “É claro que também existem contras, mas sem dúvida, nossos colégios não são os piores do país e deviam sim ser vistos como exemplo a ser seguido”, arremata Lucas Ramos.

78 Comment threads
41 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
101 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Heitor Sousa

Deviam ter ido nas escolas com tradição como o Ayrton senna e pmvr que estão em funcionamento a muitos anos. Em vez disso foram numa cidade de interior, num cpmg recém criado e ainda em fase de adaptação

Fernando Schlindwein

“há muitos anos”

lara

pelo menos no Hugo eles foram

Jônathas Fernandes

de onde você tirou que Goiânia é interior meu caro Heitor Sousa ? se na sua casa tem internet primeiro informe-se, pois Goiânia é uma mas maiores cidades do país, e uma excelente capital, coisa da década de 30 achar que “São Paulo e Rio de Janeiro” que eram sinônimos de capitais. Ridículo isso, uma cidade enorme, com mais de 2,5 milhões de habitantes, e você chama de interior ? kkkkkkkkkkkk, por favor, larga de ser babaca, ou acha que aqui cada um anda com uma onça na coleira ? Cara otário.

Ed

Acho que foi vc que não entendeu o que ele escreveu … mas OK :)
ele disse que ao invez da reportagem ir em algum dos militares da capital, foram em uma unidade do colegio militar recem inaugurada do INTERIOR DO ESTADO :) acho que faltou interpretação de texto por seu lado, e um pouco de educação em xingar o cara sem motivo, :) faz bem ter respeito e humildade para ler as coisas com calma e não sair ofendendo ou fazendo falsa acusação atoa :), fique bem

Marcelo

Acho que está enganado , o de anapolis já existe há muitos anos, e é muito bem estruturado.

Claudia

Muito boa essa reportagem, parabéns ao Jornal Opção, o mesmo não podemos dizer ao programa Profissão Repórter e equipe, infelizmente mostrou uma realidade que não existe nos colégios militares e tentou denegrir a imagem dos mesmos, ainda bem que nós, pais, professores, alunos e militares, que estamos inseridos nessa realidade sabemos o quanto a reportagem foi falsa, tendenciosa e, até mesmo, preconceituosa, só ainda não conseguimos entender o porque disse, mas isso não irá nos tirar o orgulho de fazermos partes da família CPMG, e como toda família tem seus pontos positivos e negativos, e claro que os positivos sobressaem,… Leia mais

claudia

Muito boa essa reportagem, parabéns ao Jornal Opção, o mesmo não podemos dizer ao programa Profissão Repórter e equipe, infelizmente mostrou uma realidade que não existe nos colégios militares e tentou denegrir a imagem dos mesmos, ainda bem que nós, pais, professores, alunos e militares, que estamos inseridos nessa realidade sabemos o quanto a reportagem foi falsa, tendenciosa e, até mesmo, preconceituosa, só ainda não conseguimos entender o porque disse, mas isso não irá nos tirar o orgulho de fazermos partes da família CPMG, e como toda família tem seus pontos positivos e negativos, e claro que os positivos sobressaem,… Leia mais

Amanda

Sou “paçoca” com muito orgulho , estudei 7 anos no Militar e não teria medo de colocar meus filhos lá ! Melhor ensino público e melhor formador de bons profissionais que não são “calados” mas sim críticos e audaciosos .

Vinicius Mendes

Estudei na instituição durante 6 anos, após repetir de ano em um colégio na periferia de Goiás, conseguir um vaga no. Colégio militar onde é muito concorrido, nao repetir se quer um ano me formei no colégio, antes de entrar na unidade, nao me identificava com português, ou se quer outra matéria que fosse denominada a ler, durante as aulas de história conhecemos a história do Brasil, Geral e do Goias, nessã aulas me auto incentivei e fui em buscar cada dia de mais conhecimentos, se quer um dia foram sensuradas as aulas, os debates foram amplos, onde cada aluno… Leia mais

Andre Luís

“nao me identificava com português”

kkkkk… e pelo jeito não se identifica até hj!!!!

tem tantos erros q nem me dei o trabalho de ler até o final

Brunno Gonçalves

Sou aluno do CPMG-HCR, e realmente, a matéria exibida pela rede globo foi manipulada, houve sensacionalismo barato e eu duvido que algum professor, de fato, tenha dito o que mostraram. O pior, é que, quem não está dentro do colégio, ou quem não tem conhecimento sobre, acredita na matéria, e começa a criar um pré-conceito sobre o CPMG, só pelo que foi apresentado. Isso é manipulação.
Tenho muito orgulho de estudar em uma unidade militar, e posso garantir, está sendo uma escolha minha permanecer lá. Realmente, a presença militar, faz a diferença.

Andre Luís

então me diz: a ditadura foi uma revolução ou um golpe?

Brunno Gonçalves

Em 64 um Golpe, logo depois uma revolução. Não uma “Revolução militar” porém uma revolução do povo, que tiveram de se unir para provocar mudanças. Houve golpe sim, em 64, mas, também houve revolução nos anos que se seguiram. Isso é a forma como EU penso, é a minha opinião, colégio algum nunca me obrigou a pensar de tal forma.

mohamed

Qual é o seu objetivo!? Qual seria a relação entre a eficiência da escola militar, e a resposta a sua pergunta!? Estas Unidades de Ensino custam muito menos, e são muito mais úteis ao país do que as Escolas do MST. Talvez seja aí que vc queira chegar…

Leo Vinicius

Rede Globo sempre faz
Isso, participei de perto do caso do acidente aqui no rio de Gnv. Quando fomos ver a matéria, retratava que os pais tinham saído do carro, sendo que foi o que NÃO ACONTECEU. Infelizmente, até hoje aonde posso explicar falo a fala do legista do acidente: FOI UM Milagre os pais e a filha mais velha estarem vivos. Por isso não confio mais a muito tempo nessa canal, uma triste realidade.

camila damas

Concordo plenamente com seu ponto de vista tbm estudo no CPMG-PGI e n tenho o que reclamar

Professor Militante

Tendenciosa é essa matéria, que usou como fontes apenas militares e estudantes das escolas militares. Acho que a matéria mostrou que muita coisa precisa ser discutida. Escola não é lugar para pessoas ficarem andando armadas.

professor do mundo real

Só os alunos nas escolas na periferia né?
hipócrita

Naná Guimarães

Ha ha ha… dá-lhe!

gilmar

A.l.i.e.n.a.d.o PTralha detected!

Naná Guimarães

Huahuahauahuahuaaa… piii pi pi pi.. meu detector também acusou!

Gualberto

Porque este repórter não fez então uma comparação entre escolas militares e não militares, mostrando as diferenças, vantagens e a opinião dos envolvidos, a opiniãos de um individuo só se torna tendenciosa e imperativa, uma reportagem assim não tem qualquer credibilidade!

Guilherme Oliveira

Certo e o aluno entrar armado e atirando nas escolas!!NÃO vc está errado sou aluno do cpmg Carlos Cunha filho em Rio verde e tenho muito orgulho de bater continencia a um militar tenho muito orgulho de saber que estou no Colégio do segundo melhor resultado do Ideb de Goiás!!
TENHO MUITA HONRA EM ENTRAR EM FORMA HONRO A FARDA Q VISTO E ACIMA DE TUDO SEMPRE VOU HONRAR O COLEGIO DA POLÍCIA MILITAR!!É graças a essas pessoas q o mundo está do geito que está o cpmg e um exemplo a ser seguido por outros colégios!

Marcela Lorrane Cardoso

Não sou aluna, Mas tenho amigos que estudaram. E pelo que vi os CMPG, são unidades de ensino de qualidade, que auxilia na formação de cidadãos com princípios. (é o que falta em nossa sociedade). Tendenciosa foi a reportagem da Rede de Globo, que denigriu a imagem do Colégio com reportagem distorcida. Isso sim é jornalismo de qualidade?.

Naná Guimarães

Professor MILITONTO!
Até a sua querida presidanta andou armada por aí…. vai te catar ô besta quadrada!

Josiel

Militante do quê? Não me diga que é do PT!? Enfadada militância, o Brasil é mais do que isso. Salve CPMG. Salve a boa educação no Brasil!

Matheus Lima

E quem e mais confiavel p/ saber o q realmente acontece do q os proprios alunos? Vcs da esquerda tem q aceitar q a era de vcs esta acabando,e q 1 futuro de liberdade p/ os brasileiro esta vindo por ai

beatriz

comunista

AtMyInnuendo

Cara, deixa de ser alienado, ativista de Facebook, vc viu a m**** que falou? E escola é lugar pra alunos darem chumbinho pra professores? É lugar para alunos agredirem professores por não conseguir passar de ano? É lugar para os papaizinhos, bravos com as notas baixas que os professores malvados deram, comprarem a aprovação de seus filhos? Eu fui estudante de Colégio Militar também, no CMRJ e no CMB, e o sistema Colégios Militares do Brasil tem dos melhores ensinos do Brasil. Tenho um orgulho enorme disso e tenho um orgulho enorme também da minha formação e da farda. Aprendi… Leia mais

Emerson Giovani Oliveira

Creio que os militares estão portando armas por serem habilitados a usarem (faz parte da profissão, não devemos esquecer que além de professores eles também são militares, talvez devêssem deixar o armamento nos quartéis, aí quando vc estiver sendo assaltado por algum bandidozinho de meia tigela vai reclamar pq a polícia não faz nada), é muito fácil falar quero ver vc lá dentro da escola convivendo no dia a dia com eles o que acharia. Quanto a ser tendenciosa a matéria pelo que pude observar é uma matéria sobre alunos, ex-alunos, pais de alunos e professores que se mostram indignados… Leia mais

mohamed

Vc é militante. Sua opinião nasce comprometida. Quanto a sua opinião sobre armas, o bisturi na mão do médico pode salvar vidas, ou pode ceifa-las nas mãos de alguém mal intencionado. …militante… “Quanto mais alto eu vôo menor pareço aos olhos de quem não sabe voar!” Nietzsche.

Momento Uruguaiana

Muito bem lembrado. Não assistimos toda matéria. Acreditamos que o programa da Globo não foi imparcial. porem os militares armados dentro destas escolas, pensamos ser totalmente desnecessário.

Carla

Parabéns ao jornal pela reportagem! Essa sim é verdadeira!

Kelly Cauã Morais Lopes

O sonho da maioria do pais que não tem condições financeiras de pagar um colégio particular, é ter a oportunidade de matricular seus filhos no colégio tão bem conceituado quanto o Colégio Militar. A reportagem fornecida pela rede globo é uma inverdade, não sei como ainda existem pessoas que assistam essa emissora! REDE BOBO, EMBURRECE AS PESSOAS! Foi lamentável… enfim, é isso que a mídia quer, que sejamos idiotas e que vivamos a mercê deste governo mesquinho e tirano!

Roger

sobre uniformes e “tenis de mil reias”…Fazer com que todos fiquem iguais isso é COMUNISMO..vão pra Cuba

Monica Marcato

Todos ficam iguais em período escolar … já em Cuba você é miserável tempo integral.

Maria Da Natividade Schoffer

Vai estudar o comunismo primeiro pra depois criticar, manter a ordem, a disciplina então é comunismo, agora?

Agripino Leoncio

Uniformes não fazem todos ficarem iguais. Elimina a possibilidade da cultura de ostentação entrar escola adentro. Estão certíssimos, inclusive muitos colégios de ricos exigem uniformes por questão de disciplina. Vai colocar teu filho em escola cheia de comunista e menina se oferecendo com roupa provocante e deixa os outros em paz.

Aluno do CM

isto é acabar com o preconceito na sociedade meu amigo

beatriz

não sabe o que fala.

Larissa

Não seria questão de comunismo não, caro Roger! Pois os alunos que tem condições podem usar seus “tênis de mil reais”, desde que estejam dentro dos padrões do uniforme. Um padrão definindo como os alunos devem se vestir, toda escola tem. Cada qual com o seu modelo. Sendo que umas são mais rígidas do que outras, mas isso é apenas questão de organização e cultura da instituição. Estudei em Colégio Militar por quatro anos e, cá entre nós foram os melhores anos que tive. Nunca, nesse período, vi ninguém sendo impedido de falar sobre qualquer assunto dentro da instituição. Pelo… Leia mais

Anderson Torres

Não viaja.
Isto tem mais a ver com a *ostentação imbecil* que paira na cabeça do brasileiro, que acha que é mais fodão só porque tem tênis de marca (geralmente falsificado).

AtMyInnuendo

Pra vc falo a mesma coisa: Cara, deixa de ser alienado, ativista de Facebook, vc viu a merda que falou? Esta associação repudiosa? Se vc ao menos conseguisse definir comunismo sem ir pesquisar na Wikipédia ou ter uma epifania mágica que seu tipo de pessoas tem toda hora… Eu fui estudante de Colégio Militar também, no CMRJ e no CMB, e o sistema Colégios Militares do Brasil tem dos melhores ensinos do Brasil. Tenho um orgulho enorme disso e tenho um orgulho enorme também da minha formação e da farda. Aprendi a passar roupa desde pequena passando meu uniforme e… Leia mais

aluna CPMG**

Isso se chama uniformidade…o que gera igualdade de tratamento entre alunos..e não comunismo.

Anna Clara

Como ex aluna do colégio também fiquei indignada com a reportagem , sem duvida nenhuma é uma excelente rede de ensino e contribuiu com grande parte da formação que tenho hoje.

Tiago cadastro reserva pm 2012

O colegio Militar é uma instituição séria e muito desejada pelos pais e por alunos da rede estadual…
O Mérito é da PM por ter profissionais competentes e qualificados onde os militares ja entram na instituição com formação superiror.
Parabéns ao Governador Marconi, ao Comandante Geral, ao Comandante da educação na PM, aos Professores e aos alunos….
Orgulho da instituição e patrimônio dos goianos

ineida

Esse comentário do Major sobre ” os poderosos do PT”, mostra que ele também tem preconceito e desinformação. Qualquer pessoa no país sabe o quanto a Rede Globo odeia o PT. Essa afirmação desqualifica toda sua argumentação anterior e demonstra que ele também precisa rever seus conceitos.

mhacia

Mensaleira detected

sonia

Ah não!!! O marido da Patricia Poeta que é um dos chefões do jornalismo é PETISTA de carteirinha!! Vc não sabia? Bobinha!?!?Se a rede globo não estivesse aparelhada pelo PT, depois dessa ladroeira toda do seu partido de ladrões, já estaria fazendo campanha para o Impeachment da presid Anta, mas não diz uma só palavra e
tb contra o Lulla, só falam o que todo mundo já sabe!!Nos poupe de tanta ignorância!!! Vai!?!? Tenha vergonha na cara , não seja cúmplice, não traia o seu país!!!!

beatriz

a rede globo deve milhões, e o governo dos petralhas tá com eles na mão. A Globo não odeia o PT, a globo ama dinheiro, só isso

Thaiz Oliveira

Esse colégio é exemplo! E essa crítica é de muito mal gosto, eles querem que seja igual as malocas das escolas públicas que existem hoje!?

Nelson

Não vi a reportagem, mas sei como funciona um colégio militar. Pois meus filhos estudam em um deles em outro estado (MG). Só gostaria de dizer quem dera se o Brasil tivesse milhões destes colégios para que possam dar um ensino digno com valores morais e éticos a toda a nossa juventude desvairada de hoje. Apesar de não ter visto a reportagem, pelos comentários que vi, não é nada disso. Estão deturpando a informação, isso e coisa de comunista, que tenta a inversão dos valores. Por fim parabéns ao colégio militar do Goiânia e também a todos os colégios militares… Leia mais

Maria Da Natividade Schoffer

Não estudei, e nem tive a oportunidade de matricular meus filhos numa instituição maravilhosa como essa sei porque observo o ensino militar, pois, fui professora estadual de ensino e tinha alunos insuportáveis em sala de aula muitas vezes não se podia ministrar a matéria como deveria, pois, a cobrança dos alunos e de pais desinformados nos forçavam a obedecer como os alunos queriam – não fazer nada e nem serem cobrados nada- não todos, mas a grande maioria e depois o professor é que é taxado de burro, ignorante. O que nos levava ainda eram os poucos bons alunos que… Leia mais

Reilla

Eu não cheguei a assistir a matéria, já deixei de assistir a Globo faz tempo. Mas eu trabalhei com adolescentes que estudaram na escola militar e é simplesmente um absurdo quererem difamá-la. Como em todas as escolas existem aqueles professores que são desafetos da maioria dos alunos ponto. Mas pude auxiliar uma adolescente em um projeto, e fiquei impressionada com o conteúdo que ela tinha, com a capacidade de argumentação, e discernimento que claramente a educação e qualidade que estava tendo influenciava. Na época o assunto abordado era o Câncer de mama. E mesmo eu recém – graduada me senti… Leia mais

Claudio Silva

Esta Reportagem é descabida manipulada, porque caco não fez os seus comentários das outras escolas do sul e sudeste. Ou as imagens já mostravam tudo escolas onde o banheiro esta destruído e é uma boca de fumo. tenho orgulho do colégio militar tenho filhos que estudam na unidade fico feliz de saber que estão protegidos e com uma educação diferenciada

Antoniel Da Silva Rocha

Colégios Militares de Goiás preparando muitos jovens para um futuro promissor.
Parabéns a todos pelo trabalho realizado!
Essa rede globo quer apenas introduzir na sociedade brasileira, inversões de valores através de seus programas, inclusive as novelas.

gabriel

Colegio militar colegio militar. Eu faço o segundo ano do ensino medio no CPMG de jatai goias A escola e boa o ensino e otimo , e se as criticas estao vindo em cima das formaturas dos desfiles ou das ordens unidas.A midia exagerou e muito porque e tudo tranquilo. no começo achei que nao ia ficar la principalmente pelo corte do cabelo mas percebi que e melhor para mim.A escola e otima os oficiais são educados e ajudam todos. Entramos bagunceiros e vamos sair cidadãos formados e prontos.Eu devia ter estudado em uma escola militar desde o sexto ano.Uma… Leia mais

Wanderlei Souza

Vindo da Rede Globo, pode-se esperar qualquer porcaria! Parabéns à PM do Estado de Goiás, parabéns aos professores e alunos dos Colégios Militares! Tenho sobrinhos que estudam nessa instituição e posso dizer que eles recebem o que há de melhor em qualidade de educação e princípios de respeito à pátria e seus cidadãos! Se houvessem mais escolas como essas, com certeza haveriam menos bandidos nas ruas!

Silvanna Alves

Ridículo a rede globo difamar o colégio militar meu filho ama estudar la palhaçada bendito aquele q tem um filho q estuda la….

Debora Castro

Confesso que tentei ficar acordada até mais tarde para assistir quando foi ao ar, mas não consegui porque acordo cedo para trabalhar todos os dias, porque sou formada e pós graduada e trabalho na profissão que eu escolhi, porque tive uma base excelente para estudar o suficiente e fazer minhas próprias escolhas, porque tive educação, ensino, regimento interno e toda estrutura que o Colégio da Polícia Militar de Goiás me proporcionou… O que não me impediu de assistir online depois de ver tanta gente indignada na minha timeline. Apesar de nunca ter sido uma aluna exemplar, com nota de comportamento… Leia mais

Sérgio

Por isso que há tempos, não assisto qualquer coisa que seja da Globo! Pensava que as críticas que eu via na internet,eram coisas da cabeça do povo, mas que fui acordando e vendo o quanto de porcarias saem dessa emissora! Manipulada e capacho de políticos!

Fábio

Em uma sociedade onde a democracia está consolidade, a idéia de ter escola militar é um atentado! Eles já se assustam em saber que a segurança pública no Brasil é feita por militar!

beatriz

Mensaleiro, não sei o que move tamanha idiotice. Incomoda o fato de os militares serem competentes? incomoda a seriedade, o trabalho honesto, o amor incondicional ao Brasil? Incomoda ter uma parcela de estudantes sendo informados, e não desinformados e doutrinados por professores (se é que poderiam assim ser chamados) comunistas, incomoda por atrapalharem a agenda gramiscista destes hipócritas

Emilly

Sou ex aluna de um dos colégios militares de Goiás, e saiu em defesa onde for preciso ! Por que eu sei que a aquela escola tem um poder transformador incrível, não só ensina com qualidade nos ensina a lidar com a vida .. Ninguém chega a lugar nenhum sem disciplina e respeito ! Fiquei muito decepcionada com a reportagem por admirar ate então o programa , mas percebo que são levianos e mostram só o lado que e oportuno. Aqua escola da oportunidade de aprovação em qualquer faculdade.. Enquanto infelizmente na maioria das outas escolas públicas isso e muito… Leia mais

Elton

Esse malandro desse caco barcelos tinha que ter era vergonha de vir aqui em Goias. Aqui em goias mora a familia que foi criada so por uma mae pq o senhor seu pai fez questao de matar o pai de 3 criacas na maior covardia e deixar gravida uma mulher que carregava no sexto mes de gestao uma outra crianca. Tenho nojo de todos eles e sinto raiva pela minha mae e meus tios que foram impedidos de ter oportunidade de ter o convivio com o pai deles. O pai desse malandro atirou em meu avo pelas costas na maior… Leia mais

Luiz Carlos

É inadmissível um tipo de reportagem como essa da rede globo de televisão, um lixo do segmento jornalístico, em um país onde se cobra tanto pela educação, ainda ter pessoas com tamanha desinformação querer distorcer a realidade dos colégios militares de Goiás. É andar na contra mão dos anceios da sociedade que é carente de um bom ensino. Os CPMG’S são referências é motivo de orgulho e tristeza. Orgulho pra quem consegue uma vaga e tristeza para aqueles que não são sorteados para uma vaga nas unidades, sorteios esses que tiram qualquer possibilidade de favorecimento social, para classe A ou… Leia mais

Helton Nunes

Colégio militar é uma das poucas coisas que ainda presta neste Estado de Goiás. Os colégios tradicionais públicos estão falidos, os professores entram e não sabem se sai vivos.

Milorad Boskovic

O Caco Barcelos foi totalmente incoerente. E a influência comunista que as escolas públicas estão colocando no ensino fundamental??Esse cara tem que viver em Cuba pra saber o que é uma ditadura. Se aqui ele foi perseguido,lá ele não teria sobrevivido. Houve um regime militar no Brasil,mas ficou longe de uma ditadura. Ninguém que estivesse insatisfeito foi proibido de deixar o País,ao contrário da verdadeira ditadura cubana.

Carlos Filho

Fica claro que a busca por audiência e mais importante para a Globo que os bons resultados na educação de toda uma geração. Disciplina se tornou coisa do passado, criancas têm que conviver e sobreviver a todo tipo de vagabundos dentro das escolas. Quanto mais ignorante e um povo, mais fácil de ser manipulado.

Jorge Gabriel Barros Almeida

Porque esse reporter Caco, nao critica as escolas civis onde a baderna está implantada, alunos fazendo sexo nos banheiros, fumando maconha, agredindo os professores, escolas onde estao recebendo o kit gay, isso eles nao criticam. Eles nao criticam a baderna porque sao antipatriaotas, sao comunistas quanto pior melhor para governar, fora comunistas de uma figa.voces estao acabvando com o país seus miseraveis.

Eliane Gomes

Meu filho estava com depressão, pois estudava em uma escola particular onde esperava um atendimento de qualidade, mas desde o inicio do ano ele sofria com professores, e métodos de ensino que só visavam o Enem, e desprezavam suas dificuldades de aprendizagem, embora tenha levado diagnostico do distúrbio de deficit de atenção e hiperatividade…Meu filho queria desistir de estudar, chegava em casa com notas muito inferiores ao que ele poderia alcançar se tivesse oportunidade de aprender com respeito a suas limitações…eu sofri muito, e em um ato desesperado fui a uma escola militar da região noroeste de Goiânia, em busca… Leia mais

Leonardo

Concordo Eliane. Minha opinião, inclusive está em comentário abaixo. Esse Caco Barcelos só defende a criminalidade mesmo, não me espanto o fato de ele criticar instituições militares que realmente educam e prezam pelos jovens.

Leonardo

O que se pode esperar de um programa passado na Rede Globo, onde o apresentador é um defensor da criminalidade que escreve livros enaltecendo traficantes como se fossem heróis?
Realmente, é previsível a atitude deste programa em apenas criticar o que o Brasil ainda tem de bom, ou seja, as instituições de militares de ensino, que buscam o aprendizado e educação. Tal fato é bem diferente do ponto defendido pelo apresentador e jornalista, o qual valoriza mais ações de criminosos do que ações dignas, tais como as dos colégios militares.

Fernando Sousa

Matéria encomendada, todos sabemos que o governo federal é contra tudo que é organizado, é só ver a PEC 51. Não podemos intitular como “ditadura militar” o correto é “regime militar”, os anarquistas da década de 60 não aceitavam correções e logo faziam bagunça para estragar o governo militar. A ditadura foi imposta pelos guerrilheiros comunas.

Andrei Marqui

Vindo de quem veio o que vocês esperavam,elogios?
Agora,manda ele fazer um programa na penitenciária de Tremembé pra ver como a coisa muda.
Preciso explicar?

Sandra Silva Xavier Rosa

No dia em que foi filmada esta reportagem eu estava no CPMG – Hugo de Carvalho Ramos, onde minha filha Larissa Silva Xavier Rosa é aluna do 8º ano e estava sendo homenageada com a estatueta que é entregue aos alunos nota dez, medalhas de ouro e alamar. Quero ressaltar aqui o meu desagrado com a referida reportagem pois não reflete de forma alguma o que acontece no CPMG, pois minha filha entrou nessa escola no ano de 2012 e nesse primeiro ano eu estive nesta instituição de ensino ¨TODOS¨ os dias letivos tendo contato com o Diretor , professores,… Leia mais

Cristina Orsida

Olha e que tenho a dizer e o seguinte o ensino da escola militar e muito bom, agora independente de manipulação de reportagem ou não, temos que fazer uma auto critica, os responsáveis pela instituição estavam completamente incapazes de dar entrevistas ou responder qualquer questionamento isso ficou claro, não souberam explicar o funcionamento e nem a metodologia de ensino e o porque das regras, a secretaria de ensino estadual pior ainda, alias deveria pedir demissão, diante de um assunto tão serio dar entrevista rindo pela própria incapacidade de explicar o que ela deveria explicar e não deu conta. Sera que… Leia mais

OLAVO DA SILVA MENDES

SÓ PODIA SER DA GLOBO. CADA DIA MAIS RUIM

skarllet

Matéria lixo do profissão repórter. Estudei no colégio militar por 8 anos e agradeço muito a todos os docentes e militares que me ajudaram, me deram ensino de qualidade e me ensinaram valores hoje esquecidos como o respeito ao próximo e aos professores, um colégio lindo, que mesmo com todas as regras que não são abusivas sabem aliar a segurança do aluno com uma educação de qualidade e diversão, pois as atividades criativas e eventos internos são excelentes. Com certeza meus irmãos menores vão estudar lá pois quero que sejam cidadãos de bem e de sucesso igual à todos ex… Leia mais

Marcilio Lopo

Parabéns Major…

Ana Paula

Matéria tendenciosa, e manipuladora, se fosse assim, não teria tanta concorrência para entrar, aqui no Paraná, quase 3.000 disputam as vagas, pelo ensino de qualidade, civismo, porque os colégios militares além de serem os melhores, ensinam a ser cidadãos, sem comparação com as outras escolas públicas, onde tem de tudo, violência, tráfico, agressões, e estudo falho.

Pisco

A maior dúvida que tenho em relação aos CMs é a questão do financiamento. Como ex-aluno do CMRJ por 7 anos, questiono os gastos da união alocando militares treinados para combate armado em unidades de ensino de acesso restrito.

Estela Aibar Nickel de Lima

Tenho dois filhos no CPMG, achei a reportagem no mínimo tendenciosa, mas quais as verdadeiras intenções por trás desta infeliz reportagem, minha família ? ficou indignada, até os familiares nos ligaram inconformados com a inversão de valores feita por Caco Barcelos. Deprimente!!!

Rogério

Quem dera se o colégio militar ensinasse os pais a não embarcarem e desembarcarem seus filhos com os carros em fila dupla. Os bom valores apregoados devem exceder os muros da caserna.

rose

Estudei em colégio militar e hoje trabalho em escola pública… Não consigo acreditar que chegaram a comparar e ainda dizer que o militar é pior… Eu ainda estou pensando se é sério kkkk… Claro que é muito melhor uma escola pública onde os alunos fingem que aprendem e os professores sonham que ensinam enquanto são ameaçados se discordam dos tão sábios alunos. Estes sim reprimem inclusive os que querem aprender algo. Claro que é melhor correr o risco de presenciar assassinato e estupro, como aconteceu numa escola de um bairro vizinho, que conviver com militares em escola… E olha que… Leia mais

vitoria lima de paula

Estudo no colegio cpmg pmvr e tenho muito orgulho, nunca fomos repremidos ,esas reportagem mostrou uma realidade que não existe , o lado bom do colégio eles não mostrararam.

Josiel

Uma reportagem como essa nos faz pensar sobre a responsabilidade da imprensa em formar opinião e sobre a insenção do repórter, o que neste caso foi completamente comprometido. Como cidadão e conhecedor da realidade dessas escolas me senti ofendido em ver a verdade destorcida sendo veiculada na televisão gratuitamente e sinto-me no dever de alertar os que não conhecem tal realidade de que foi noticiada uma realidade fragmentada e tendenciosa o que pode ser considerado uma MENTIRA, como telespectador gostaria, por uma questão de respeito, que fosse retratado o fato, sendo mostrado as verdade completa, com os aspectos ruins mais… Leia mais

Mayr Fortuna

A intervenção do Major-PM Belelli a respeito: “Para os poderosos do PT não é interessante ter uma sociedade esclarecida, com valores e caráter, como os alunos dos colégios militares. Estes são mais difíceis de cooptar”, alfineta.

Tenho apenas uma correção a fazer Sr. Major Belelli: Não é apenas o PT que abomina toda a Ordem, Disciplina, Eficência e Respeito a Instituições, à Família e à Lei, que os Colégios Militares estão ensinando com tanta eficiência, mas todos, todos os comunistas tem HORROR de que as crianças aprendam que ser conservador e correto, é o que há de melhor!

Jose Carlos Rodrigues

ALGUÉM GRAVOU O PROGRAMA ? PODE COLOCAR NAS REDES SOCIAIS ? PORQUE SOU A FAVOR DO CPMG E JAMAIS DEIXARIA DE COLOCAR UM FILHO EM UMA INSTITUIÇÃO DESTA

Betho Rodrigues

Os colégios militares em todo o nosso País ,deveriam servir como exemplo para todo o ensino público no Brasil, tanto na qualidade de ensino ,quanto na formação do caráter do aluno, agrega valores inestimáveis para a vida futura dos seus alunos, o mesmo adquire consciência de valores ,de cidadania plena, de disciplina e ordem enfim de tudo o que um jovem precisa para enfrentar a vida e seus percalços,seria o ideal o perfeito que essas instituições fossem copiadas em suas metodologias e ações e isso fosse aplicado nas escolas públicas em nosso País,mas isso é tudo o que esse desgoverno… Leia mais