Professora da UFG, Cristiana Toscano é indicada para compor comissão da OMS sobre vacina contra Covid-19

Médica e professora da UFG é a única brasileira e representante inicial da América Latina no grupo formado por especialistas de todo o mundo

Cristiana Toscano, professora da UFG | Foto: Pedro Toscano Soares

A professora Cristiana Toscano, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG), foi indicada para compor o Grupo Estratégico Internacional de Expert em Vacinas e Vacinação (SAGE) da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Grupo de Trabalho de Vacinas para a Covid-19. Toscano é a única brasileira e representante inicial da América Latina a compor o grupo, que deverá ser formado por 10 a 15 especialistas de todo o mundo.

Com encontros quinzenais e de maneira virtual, a próxima reunião do grupo será na sexta-feira, 5 de junho. A Comissão analisa estratégias sobre usos e estudos de vacinas contra a Covid-19. No mundo, há diversas vacinas em desenvolvimento, no entanto, nenhuma ainda comprovadamente eficaz contra o coronaírus. “Ainda é cedo para saber se e quando teremos uma vacina segura e eficaz disponibilizada em grande escala para a população.

Mas a articulação internacional de grupos de pesquisa e desenvolvimento de vacinas é intensa e promissora neste sentido”, informou a professora.
Há 20 anos na área de imunização, Cristiana Toscano já trabalhou na Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, em Washington, e depois na Organização Mundial da Saúde, em Genebra.

Atuou em investigações de epidemias relacionadas a doenças imunopreveníveis, planejamento e preparação nacional e regional para a pandemia de influenza, estruturação e coordenação de rede de vigilância internacional para monitoramento de doenças preveníveis por vacinas em desenvolvimento.

Toscano tem dez anos de carreira na Saúde Pública Internacional e já trabalhou em diversos países. Em 2009, voltou ao Brasil e se estabeleceu em Goiás, assumindo em 2010 a posição de professora e pesquisadora do Departamento de Saúde Coletiva da UFG. Participa de comitês nacionais e internacionais, especialmente na área de imunizações.

Cristiana é médica e infectologista graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela USP, doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pós-doutora em Avaliação de Tecnologias em Saúde pela UFRGS.

Especialista em epidemiologia de campo pelo programa Epidemic Intelligence Service (EIS) do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) de Atlanta, EUA, e especialista em economia da saúde pela Universidade de York do Reino Unido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.