Professor ├® demitido ap├│s colocar quest├úo sobre quem seria pior: nazistas ou judeus

A diretoria do col├®gio afirmou que o professor anulou a quest├úo e afirmou, via e-mail, que a a├º├úo ├® “extremamente inadequada”. A escola deve realizar palestras sobre o assunto para reverter a situa├º├úo

A Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj) deve entrar com ação criminal contra o professor |Foto: Divulgação

A Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj) deve entrar com ação criminal contra o professor |Foto: Divulgação

Um professor do Col├®gio Andrews, no Rio de Janeiro, foi demitido nesta ├║ltima quinta-feira (11/9) ap├│s colocar em uma prova de geografia uma quest├úo que comparava judeus com nazistas. O homem lecionava para alunos do 8┬║ano do Ensino M├®dio.

Na quest├úo, o professor coloca que: “conforme ├® sabido, os judeus foram perseguidos por Hitler durante o nazismo. Atualmente um determinado povo ├® tido como v├¡tima dos israelenses, tendo que viver em assentamento controlados por Israel”. Al├®m disto, h├í uma charge que dizia: “chegaram invadindo, tomando terras, assassinando… Quem ser├í pior? Nazistas ou Judeus?”.

A diretoria do col├®gio afirmou que o professor anulou a quest├úo e afirmou, via e-mail, que a a├º├úo ├® “extremamente inadequada”. ÔÇ£Acima de tudo, queremos reafirmar que este epis├│dio isolado n├úo corresponde nem reflete o sentido pretendido pelo Col├®gio Andrews em seu Projeto Educativo, sempre voltado para a paz e o bom conv├¡vio entre os povos. Assim sendo, apresentamos formalmente a todos o nosso pedido de desculpasÔÇØ, afirma.

A Federa├º├úo Israelida do Rio de Janeiro (Fierj) se posicionou sobre o caso afirmando que deve entrar com a├º├úo criminal na Justi├ºa contra o professor demitido. Al├®m disto, a Federa├º├úo deve promover palestras e tentar├í levar uma exposi├º├úo de “Crian├ºas no Holocausto” para o Col├®gio Andrews.

Outro Caso

No Col├®gio GPI, tamb├®m no Rio de Janeiro, um simulado voltado para o Exame Nacional do Ensino M├®dio (Enem) tinha uma charge que culpava um soldado israelense por morte de civis na Faixa de Gaza.

As reclama├º├Áes partiram dos pais dos alunos que tamb├®m entraram em contato com a Fierj sobre a discrimina├º├úo. “A quest├úo ├® tendenciosa e um terr├¡vel equ├¡voco. N├úo vamos tolerar antissemitismo. E, vindo de um professor, isso ├® ainda mais grave, pois pode induzir os estudantes a se tornarem pessoas preconceituosas”, diz o presidente da Fierj Jayme Salim Salom├úo.

2 respostas para “Professor ├® demitido ap├│s colocar quest├úo sobre quem seria pior: nazistas ou judeus”

  1. stefano666 disse:

    censura vergonhosa

  2. Henrique disse:

    Agora é antissemitismo falar a verdade?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.