“Prioridade é concluir obras em andamento”, afirma Vinícius Luz

Prefeito de Jataí diz que, apesar da queda da arrecadação, gestão consegue manter salários em dias e tocar projetos

Prefeito de Jataí | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

O prefeito de Jataí, Vinícius Luz (PSDB), reafirmou, em entrevista ao Jornal Opção, que a prioridade é a conclusão das obras em andamento. No dia em que a cidade completou 122 anos, o tucano fez um balanço positivo dos primeiros cinco meses de gestão.

Segundo ele, apesar da queda vertiginosa da arrecadação em 2017, o ajuste fiscal que promoveu assim que assumiu possibilitou o equilíbrio financeiro. “Pagamos o piso dos professores, que foi um compromisso de campanha, concedemos a data-base dos servidores e pagamos os salários dentro do mês trabalhado”, lembrou.

No entanto, a crise que arrebata o país colocou os municípios em uma situação delicada: com os baixos índices econômicos do governo federal, os recursos repassados por meio do Fundo de Participação dos Municípios também despencaram. “Tivemos que recorrer aos deputados e ministros para conseguirmos viabilizar projetos”, explicou,

Com o orçamento atual, Vinícius Luz relata que não será possível iniciar novas obras neste ano, até porque há pelo menos 12 — em parceria com os governos federal e estadual — em andamento, que consomem, em contrapartidas da prefeitura, uma alta fatia dos recursos municipais: “Escolhemos não começar nenhum projeto até que tenhamos concluído o que está em andamento.”

O prefeito garante, outrossim, que pretende concluir todas até o final do ano. “Estamos dobrando a capacidade do Hospital das Clínicas, construindo três novos Centros Municipais de Educação Infantil [CMEIs], uma escola, um Centro de Atenção Psicossocial. São avanços que temos o compromisso de entregar”, completou.

Recapeamento

Na última semana, Vinícius Luz anunciou que, em parceria com o governo do estado, vai reconstruir 1 milhão de m² de asfalto em todas as regiões de Jataí. O grande projeto será tocado por meio do programa Goiás na Frente, que disponibilizará R$ 6 bilhões em obras.

“Graças a sensibilidade do governador Marconi Perillo e o planejamento da prefeitura, que também disponibilizará parte dos recursos, vamos promover um grande recapeamento em nossa cidade”, comemorou.

Questionado sobre o que pretende fazer até o final do ano, além das obras já mencionadas, o tucano destacou o pagamento da dívida com a Saúde. São mais de R$ 3,5 milhões em aberto com fornecedores: “Parcelamos o valor e vamos quitá-lo até dezembro. Quero começar 2018 com as contas em dia, com a gestão redonda, para desenvolver o projeto vitorioso que apresentamos para a população.”

Comemorações

Prefeito entrega troféus aos vencedores | Foto: reprodução/ Prefeitura de Jataí

Os 122 anos de Jataí foram comemorados com uma programação diferente: a 1ª Corrida das Águas Termais, realizada pela prefeitura como parte da programação de lazer e entretenimento como parte do aniversário da cidade. O evento reuniu mais de 300 competidores, entre crianças, adultos e idosos.

Todos os participantes receberam medalhas e os 3 primeiros colocados nas categorias masculino e feminino receberam também troféu, entregues pessoalmente pelo prefeito Vinícius Luz.

“Escolhemos fazer a corrida porque o tradicional desfile cívico-militar era bancado com recursos da Educação. Após consultar a população, entendemos que em tempos de crise não podemos dispor de qualquer valor”, arrematou.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.