Primeira reunião do Movimento Brasil Central será nesta sexta-feira

Governadores estarão reunidos para discutir a criação de uma autarquia de fomento ao desenvolvimento de estados do centro-oeste e norte do país

e| Foto: Henrique Luiz

Estarão presentes os governadores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Rondônia e Tocantins | Foto: Henrique Luiz

A primeira reunião do Movimento Brasil Central já tem data para acontecer:  nesta sexta-feira (7), os governadores-membros se reúnem em Cuiabá. O objetivo do encontro é a criação de uma autarquia de fomento ao desenvolvimento regional e de um modelo de cooperação para os estados envolvidos.

Estarão presentes os governadores dos estados de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT); Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB); Goiás, Marconi Perillo (PSDB); Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB); Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB); e Rondônia, Confúcio Moura (PMDB).

A Agência do Brasil Central é resultado do I Fórum de Governadores do Centro Oeste, que ocorreu em Goiânia no mês de julho. A iniciativa terá apoio da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e tem como objetivo tornar o bloco mais competitivo e fortalecido.

Segundo a Secretaria, a região Centro-Oeste é a que vem apresentando os melhores índices de desenvolvimento do país. O órgão defende uma estratégia de qualificação e industrialização da agropecuária do bloco.

Na reunião, deverão ser discutidos temas como a forma jurídica, o modelo de governança, responsabilidades dos estados, projetos prioritários e fontes de financiamento de consórcios. Ficou acordado no encontro em Goiânia que as reuniões do grupo serão mensais, cada vez em uma capital. A próxima deve ser realizada no dia 4 de setembro, em Palmas (TO).

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.