Presidente da Assembleia anuncia mudanças no registro de presença dos deputados

Segundo José Vitti, Legislativo vai adotar sistema mais moderno para registro biométrico 

José Vitti | Foto: André Costa

O presidente da Assembleia, José Vitti (PSDB), anunciou na sessão desta quarta-feira (22/11) mudanças no controle de presença dos deputados. A Casa vai adotar o sistema mais moderno disponível no mercado, com aparelhos de última geração para registro biométrico (impressão digital ou palma da mão).

“O sistema é bastante seguro e absolutamente fácil de ser utilizado. Teremos mais segurança e evitaremos qualquer questionamento futuro”, explicou. As novas máquinas serão instaladas durante o recesso parlamentar, que tem início no final de dezembro.

Em reunião da Comissão Mista, na semana passada, houve suspeita de fraude na marcação do ponto do deputado Gustavo Sebba, líder do PSDB, que estava em viagem pelo Estado.

Diante do fato, além de instaurar sindicância para apurar o ocorrido, o presidente da Assembleia agiu rápido e decidiu mudar o sistema de marcação de presença em sessões e comissões.

Ao rememorar o caso que motivou revisão do registro de presença, Vitti informou que as conclusões da sindicância serão apresentadas em reunião da Comissão Mista, onde o fato aconteceu.

Ele ainda afirmou que a Alego está aberta a qualquer investigação de órgãos externos, uma vez que sua gestão é baseada na transparência e na legalidade.

Por fim, o presidente informou que protocolará sugestão de alteração no Regimento Interno para permitir o corte de ponto e desconto dos salários dos deputados faltosos. Posteriormente, ato da Mesa Diretora estabelecerá como o corte se procedido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.