Presença de psicólogos nas escolas da rede pública de ensino pode se tornar Lei

Projeto do deputado estadual Diego Sorgatto visa a melhorar eficiência do ensino por meio intervenções preventivas dos psicólogos

psicólogos escolas públicas
Diego Sorgatto | Foto: Divulgação

Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nesta quarta-feira, 17, Projeto de Lei com autoria de Diego Sorgatto (PSDB) que busca tornar obrigatória a presença de psicólogo escolar na rede pública de ensino em Goiás. A justificativa para a matéria explica que o psicólogo atuará junto às famílias, corpo docente, discente, direção e equipe técnica da escola para evitar episódios violentos.

Diego Sorgatto explicou que “A proposta visa a adoção de medidas preventivas para reduzir os elevados índices de violência, com ocorrência de tragédias. O psicólogo poderá ainda recomendar atendimento clínico quando julgar necessário”. O profissional teria ainda a função de melhorar as relações na escola e aumentar a qualidade do ensino e do desenvolvimento humano dos estudantes.

O PL nº 1424/19 atualmente tem a constitucionalidade analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e o parecer do processo será dado pelo relator Henrique Arantes (PTB).


197 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
192 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Gir

Finalmente

Silvana Mancini

Olá, precisa ter em todo Brasil ,psicólogos nas escolas ,a citação está difícil para pais e professores ,muita violência e falta de respeito, obrigado

Cristina

Parabéns!! Por essa iniciativa tão importante

Sileide Rocha Farias

Olá Essa lei deveria ser a nível nacional para escolas e Unidades Básicas de Saúde. A população toda está doente.

Poliany Paulino

Até que fim ???

Analiz

Parabéns por esta iniciativa importante, necessária!

Cristiane Santiago

Sou professora a 14 anos e sempre defendi que esse profissional deveria fazer parte do quadro de profissionais da educação. Melhoraria a qualidade do ensino e iria prevenir eventos situações que fogem do controle de um professor.

Nilmar Saisse

Qual a garantia que esses psicólogos não irão subverter, na cabeça das crianças, o padrão conservador da cultura familiar?

Danulzia Gonçalves da Silva Vitorino

Será muito bom, pois muitas crianças têm dificuldades de aprendizagem devido a problemas familiares e psicológicos, essa agressividade também vem de situações psicológicas e familiares

Stela Rose

Muito válido. Trabalhar com crianças, jovens e suas famílias, que foram desmanteladas nestes uúltimo tempos, é preciso e urgente. A única preocupação seria com a competência profissional que não tem se mostrado muito boa das pernas. Tenho Fé e acredito que as coisas podem melhorar

Ana Beatriz

Seria um grande avanço no ensino, temos muitos jovens com depressão e acabam não frequentando a escola ou prejudicam outros com suas dores… Seria de grande ajuda para o indivíduo e as pessoas que com ele convivem… Super apoio está lei!!!

Gracenilda Teixeira Alves silva

Tem que colocar psicólogo em todas as escolas porque essa fase de adolescência não é fácil porque alguns adolescente já vem com problema de casa acaba afetando outros jovens.

Sheyla Adelmo

Parabéns para este parlamentar!!!! É necessário em todo Brasil, pois como educadora sinto está necessidade.Deputados do Ceará vejam esta possibilidade!!!

Elaine Cristina Bernardini Carlucci

Está demorando muito pra ter mais psicólogos atuantes, não somente nas escolas, mas também nas empresas, postos de saúde, hospitais. É um serviço de muita necessidade e pouco reconhecimento.

Mircis

MARAVILHA…mas por que não no país todo. As crianças e adolecentes merecem ter ajuda profissional , caso haja necessidade.

Cleber Carlos de Camargo

Excelente a iniciativa! Só acho que devem ser bem criteriosas as contratações para termos bons profissionais auxiliando no melhor desenvolvimento das criancas e adolescentes de nossas escolas públicas e que isso se estenda as particulares também!!

ELIANA OLIVEIRA SILVA

É necessário, especialmente, urgentemente em escola que cuida de alunos especiais. Como APAED na Ceilândia que demitiu Psicóloga pois governo não quis pagar mais à profissional.

Fatima Melo

Parabéns deputado por este projeto tão essencial na escola! Deus te abençoe!

Ângela Mércia da Rocha lima

Séria um grande avanço na saúde mental dos jovens e adultos, que grita por socorro e ninguém os socorre. Avanço contra depressão e auto mutilação!
Esse projeto precisa ser aprovado urgente.

Thiago

Excelente iniciativa. Precisamos humanizar nossa juventude e lhe transmitir valores. O trabalho com saúde mental pode promover auto cuidado, noção de comunidade, conhecimento de si e da sociedade em sua volta!

José Elias dos Santos

A presença de psicólogos em toda rede de ensino nacional é de suma importância para melhorar o comportamento e o desenvolvimento dos alunos e professores dentro da escola. O presidente Jair Bolsonaro precisa acelerar este projeto com uma certa urgência.

Mirna Accardo

Ótimo

Cármen endo

Acredito ser de extrema importância a presença assídua de psicólogos e assistentes sociais nas instituição de ensino!!!! Parabéns pela iniciativa!!!

Marco Longhini

Nunca precisou disso!!! É um meio de arranjar emprego para os psicólogos???? Hoje a coisa tá muito frouxa!!! Pai não pode dar palmadas, bulling, alunos que não tem o mínimo de respeito pelos pais e professores. Tem algo errado não tem?????. Eu mesmo tive apelidos que ne deixavan louco. Mas estou aqui. Firme, em pé!!! Nada me derruba. Muita frescura. Essa molecada precisa é de surra, chinelada, cintada, aí corrige!!!! Ou vai ou entra no pau.

Marizete

Muito válida este projeto.
Temos casos nas escolas q simplesmente fogem aos cuidados dos professores.

Carla

Que venha para o Estado de SP também.

Noeli

Concordo, já deveria ser há muito tempo, tal qual a presença de um psicopedagogo institucionalmente. Com tanta diversidade, não haver um terapeuta, especialista da aprendizagem, é surreal!

Nani napoli

So p atender interesses DA CLASSE! Gde pte destes profissionais sao um embuste!

Jucelia rosa

Em todo Brasil…muitas crianças Brasil a fora necessitam

Cristina

Super apoio de preferência Uma psicóloga e uma assistente social, não podendo para cada escola ao menos pra cada bairro, juntamente com outros órgãos competentes.

Carla Joyce Dutra Lima Ferreira

Psicólogos nas escolas pública do ensino fundamental e médio tem que ter com urgência. Está impraticável manter um filho na esola.

Lourdes

Perfeito! Seria uma das melhores opções para trabalhar melhor os valores humanos, seria ótimo se tornasse obrigatório no País.

Joao

Não sendo funcionário público e avaliado pode dar certo, mas se for funcionário público, não vai adiantar nada, vai ser apenas mais um torcendo por feriados,.emendas e protestos…

CRIS

Sou a favor deste projeto! Minha filha irá começar a tratamento psicológico pois outras meninas bateram nela! Nem para escola quer ir mais. Eu pergunto: Que ação a Instituição de Ensino está tomando com as crianças que agrediram minga filha?
Respondo: Nenhuma! E é isto que está errado, porque certamente vão continuar fazendo isto.

Graça Rocha

Boa idéia e que se concretize.
Uma época citaram que os Assistentes Sociais também entrariam.
Favor rever isso ok.

Ivana Machado

Minhas orações foram atendidas pois serei pedi ao Pai que esse Projeto Maravilhoso e Importantissimo fosse encaminhado no Congresso. Muito grata Excelentíssimo Deputado Diego Sorgatto por se preocupar com a Violência nas Escolas e com as Famílias bem geral. Que Deus te ilumine, te guie e te proteja!

CRISTINA YAMATO DEYRMENDJIAN

Parabéns! Vivemos um “VÁCUO “, informações e torturas psicológicas em vários setores…a sociedade precisa de informações e ajuda. O contexto e complexos de conflitos…com certeza o Psicólogo, vai fazer uma grande diferença na vida dessas crianças e adolescentes…

Terezinha

Com certeza uma lei necessária nos dias de hj com tanta droga e violência dentro e fora de casa. Parabéns pela iniciativa.

Elodéa Perdiza

Muito importante e necessário, chega uma hora que chega! Na maior torcida para que seja aprovado e implementado. Parabéns deputado Diogo Sorgatto, vida longa para você na política pública, a partir de iniciativas como esta, que favorece a população.

Luiz Eduardo Arenare

A questão é complexa, dado ao baixo nível de entendimento que pais e alunos tem. Creio que primeiro, deveriam ser criadas leis (não sei se já tem) que penalizassem alunos que se dirigissem aos professores com palavras de baixo calão, com agressões morais, e físicas de forma que tais alunos fossem SEVERAMENTE punidos. E principalmente instruídos, de que…se não tomassem uma posição de respeito e educação junto ao mestre ali, estabelecido não teriam mais chance de ter conhecimento e instrução. Seriam removidos para uma instituição, onde regras e normas fossem estabelecidas diariamente, até que tomasse ciência do seu papel na… Leia mais

Ofélia

Sempre tem uma louca para falar abobrinha…. qual a parte que essa Danulzia não entendeu? Nosso país está doente e os pais não estão dando conta!!! Psicólogos para todas as unidades do país!!! Subverter O que?as famílias estão perdidas acorde minha senhora!!! Parabéns ao autor desse projeto e que seja estendido para todo o país!!!

Daniel

Também é importante a inserção do assistente social para a realização de um trabalho interdisciplinar com o psicólogo.

Gisselva

Já passou da hora de ter um acompanhamento psicológico nas escolas. Aliás deveria fazer parte do cotidiano de cada um de nós.

Maria

Assim como deveria de ser com a guarda Municipal

Mercedes Tavares Novo Dias

Eu concordo plenamente.Não se pode esperar respostas milagrosas e tanto os pais quanto os profissionais da escola devem estar dispostos a mudar,não é simples mas eu acredito.

Solange L. Lempk Vieira

Bom projeto. Tomara que seja aprovado e a ideia seja seguida por todos os estados do Brasil.

Regina Célia Menezes da Costa.

Acredito que deve ser disponibilizado mais profissionais para a rede pública de saúde. Para os postos de saúde com auxílio e encaminhamento das escolas para A FAMILIA SER ATENDIDA. ESTA É UMA FUNÇÃO DA SAÚDE. QUE PODE TER A PARCERIA DA ESCOLA. NOS MEUS 27 ANOS DE MAGISTÉRIO OBSERVO: ” ALUNO PROBLEMA COM CERTEZA VEM DE FAMÍLIA PROBLEMÁTICA.” A EDUCAÇÃO DEVE SER PARCEIRA. PORÉM NÃO É NOSSA FUNÇÃO. DEVEMOS TRABALHAR EM CONJUNTO COOPERATIVAMENTE: SAÚDE + FAMÍLIA + ESCOLA. RESULTADOS SERÃO MAIS RÁPIDOS E EFICAZES COM CERTEZA.

Saleth

Tem pessoas com formação em capelania escolar…também poderiam ser contratados…
.

Regina Leitão

Sim, PSICÓLOGOS!!! Pois tem algumas cidades que estão querendo colocar pessoas que cursam psicanálise à distância em escolas públicas, será que o CRP está fiscalizando?

Cezar marchioretto

Muito bom.