Presença de psicólogos nas escolas da rede pública de ensino pode se tornar Lei

Projeto do deputado estadual Diego Sorgatto visa a melhorar eficiência do ensino por meio intervenções preventivas dos psicólogos

psicólogos escolas públicas
Diego Sorgatto | Foto: Divulgação

Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nesta quarta-feira, 17, Projeto de Lei com autoria de Diego Sorgatto (PSDB) que busca tornar obrigatória a presença de psicólogo escolar na rede pública de ensino em Goiás. A justificativa para a matéria explica que o psicólogo atuará junto às famílias, corpo docente, discente, direção e equipe técnica da escola para evitar episódios violentos.

Diego Sorgatto explicou que “A proposta visa a adoção de medidas preventivas para reduzir os elevados índices de violência, com ocorrência de tragédias. O psicólogo poderá ainda recomendar atendimento clínico quando julgar necessário”. O profissional teria ainda a função de melhorar as relações na escola e aumentar a qualidade do ensino e do desenvolvimento humano dos estudantes.

O PL nº 1424/19 atualmente tem a constitucionalidade analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e o parecer do processo será dado pelo relator Henrique Arantes (PTB).


197 respostas para “Presença de psicólogos nas escolas da rede pública de ensino pode se tornar Lei”

  1. Silvana Mancini disse:

    Olá, precisa ter em todo Brasil ,psicólogos nas escolas ,a citação está difícil para pais e professores ,muita violência e falta de respeito, obrigado

  2. Cristina disse:

    Parabéns!! Por essa iniciativa tão importante

  3. Sileide Rocha Farias disse:

    Olá Essa lei deveria ser a nível nacional para escolas e Unidades Básicas de Saúde. A população toda está doente.

  4. Poliany Paulino disse:

    Até que fim ???

  5. Analiz disse:

    Parabéns por esta iniciativa importante, necessária!

  6. Cristiane Santiago disse:

    Sou professora a 14 anos e sempre defendi que esse profissional deveria fazer parte do quadro de profissionais da educação. Melhoraria a qualidade do ensino e iria prevenir eventos situações que fogem do controle de um professor.

  7. Nilmar Saisse disse:

    Qual a garantia que esses psicólogos não irão subverter, na cabeça das crianças, o padrão conservador da cultura familiar?

  8. Danulzia Gonçalves da Silva Vitorino disse:

    Será muito bom, pois muitas crianças têm dificuldades de aprendizagem devido a problemas familiares e psicológicos, essa agressividade também vem de situações psicológicas e familiares

  9. Stela Rose disse:

    Muito válido. Trabalhar com crianças, jovens e suas famílias, que foram desmanteladas nestes uúltimo tempos, é preciso e urgente. A única preocupação seria com a competência profissional que não tem se mostrado muito boa das pernas. Tenho Fé e acredito que as coisas podem melhorar

  10. Ana Beatriz disse:

    Seria um grande avanço no ensino, temos muitos jovens com depressão e acabam não frequentando a escola ou prejudicam outros com suas dores… Seria de grande ajuda para o indivíduo e as pessoas que com ele convivem… Super apoio está lei!!!

  11. Gracenilda Teixeira Alves silva disse:

    Tem que colocar psicólogo em todas as escolas porque essa fase de adolescência não é fácil porque alguns adolescente já vem com problema de casa acaba afetando outros jovens.

  12. Sheyla Adelmo disse:

    Parabéns para este parlamentar!!!! É necessário em todo Brasil, pois como educadora sinto está necessidade.Deputados do Ceará vejam esta possibilidade!!!

  13. Elaine Cristina Bernardini Carlucci disse:

    Está demorando muito pra ter mais psicólogos atuantes, não somente nas escolas, mas também nas empresas, postos de saúde, hospitais. É um serviço de muita necessidade e pouco reconhecimento.

  14. Mircis disse:

    MARAVILHA…mas por que não no país todo. As crianças e adolecentes merecem ter ajuda profissional , caso haja necessidade.

  15. Cleber Carlos de Camargo disse:

    Excelente a iniciativa! Só acho que devem ser bem criteriosas as contratações para termos bons profissionais auxiliando no melhor desenvolvimento das criancas e adolescentes de nossas escolas públicas e que isso se estenda as particulares também!!

  16. ELIANA OLIVEIRA SILVA disse:

    É necessário, especialmente, urgentemente em escola que cuida de alunos especiais. Como APAED na Ceilândia que demitiu Psicóloga pois governo não quis pagar mais à profissional.

  17. Fatima Melo disse:

    Parabéns deputado por este projeto tão essencial na escola! Deus te abençoe!

  18. Ângela Mércia da Rocha lima disse:

    Séria um grande avanço na saúde mental dos jovens e adultos, que grita por socorro e ninguém os socorre. Avanço contra depressão e auto mutilação!
    Esse projeto precisa ser aprovado urgente.

  19. Thiago disse:

    Excelente iniciativa. Precisamos humanizar nossa juventude e lhe transmitir valores. O trabalho com saúde mental pode promover auto cuidado, noção de comunidade, conhecimento de si e da sociedade em sua volta!

  20. José Elias dos Santos disse:

    A presença de psicólogos em toda rede de ensino nacional é de suma importância para melhorar o comportamento e o desenvolvimento dos alunos e professores dentro da escola. O presidente Jair Bolsonaro precisa acelerar este projeto com uma certa urgência.

  21. Cármen endo disse:

    Acredito ser de extrema importância a presença assídua de psicólogos e assistentes sociais nas instituição de ensino!!!! Parabéns pela iniciativa!!!

  22. Marco Longhini disse:

    Nunca precisou disso!!! É um meio de arranjar emprego para os psicólogos???? Hoje a coisa tá muito frouxa!!! Pai não pode dar palmadas, bulling, alunos que não tem o mínimo de respeito pelos pais e professores. Tem algo errado não tem?????. Eu mesmo tive apelidos que ne deixavan louco. Mas estou aqui. Firme, em pé!!! Nada me derruba. Muita frescura. Essa molecada precisa é de surra, chinelada, cintada, aí corrige!!!! Ou vai ou entra no pau.

  23. Marizete disse:

    Muito válida este projeto.
    Temos casos nas escolas q simplesmente fogem aos cuidados dos professores.

  24. Carla disse:

    Que venha para o Estado de SP também.

  25. Noeli disse:

    Concordo, já deveria ser há muito tempo, tal qual a presença de um psicopedagogo institucionalmente. Com tanta diversidade, não haver um terapeuta, especialista da aprendizagem, é surreal!

  26. Nani napoli disse:

    So p atender interesses DA CLASSE! Gde pte destes profissionais sao um embuste!

  27. Jucelia rosa disse:

    Em todo Brasil…muitas crianças Brasil a fora necessitam

  28. Cristina disse:

    Super apoio de preferência Uma psicóloga e uma assistente social, não podendo para cada escola ao menos pra cada bairro, juntamente com outros órgãos competentes.

  29. Carla Joyce Dutra Lima Ferreira disse:

    Psicólogos nas escolas pública do ensino fundamental e médio tem que ter com urgência. Está impraticável manter um filho na esola.

  30. Lourdes disse:

    Perfeito! Seria uma das melhores opções para trabalhar melhor os valores humanos, seria ótimo se tornasse obrigatório no País.

  31. Joao disse:

    Não sendo funcionário público e avaliado pode dar certo, mas se for funcionário público, não vai adiantar nada, vai ser apenas mais um torcendo por feriados,.emendas e protestos…

  32. CRIS disse:

    Sou a favor deste projeto! Minha filha irá começar a tratamento psicológico pois outras meninas bateram nela! Nem para escola quer ir mais. Eu pergunto: Que ação a Instituição de Ensino está tomando com as crianças que agrediram minga filha?
    Respondo: Nenhuma! E é isto que está errado, porque certamente vão continuar fazendo isto.

  33. Graça Rocha disse:

    Boa idéia e que se concretize.
    Uma época citaram que os Assistentes Sociais também entrariam.
    Favor rever isso ok.

  34. Ivana Machado disse:

    Minhas orações foram atendidas pois serei pedi ao Pai que esse Projeto Maravilhoso e Importantissimo fosse encaminhado no Congresso. Muito grata Excelentíssimo Deputado Diego Sorgatto por se preocupar com a Violência nas Escolas e com as Famílias bem geral. Que Deus te ilumine, te guie e te proteja!

  35. CRISTINA YAMATO DEYRMENDJIAN disse:

    Parabéns! Vivemos um “VÁCUO “, informações e torturas psicológicas em vários setores…a sociedade precisa de informações e ajuda. O contexto e complexos de conflitos…com certeza o Psicólogo, vai fazer uma grande diferença na vida dessas crianças e adolescentes…

  36. Terezinha disse:

    Com certeza uma lei necessária nos dias de hj com tanta droga e violência dentro e fora de casa. Parabéns pela iniciativa.

  37. Elodéa Perdiza disse:

    Muito importante e necessário, chega uma hora que chega! Na maior torcida para que seja aprovado e implementado. Parabéns deputado Diogo Sorgatto, vida longa para você na política pública, a partir de iniciativas como esta, que favorece a população.

  38. Luiz Eduardo Arenare disse:

    A questão é complexa, dado ao baixo nível de entendimento que pais e alunos tem. Creio que primeiro, deveriam ser criadas leis (não sei se já tem) que penalizassem alunos que se dirigissem aos professores com palavras de baixo calão, com agressões morais, e físicas de forma que tais alunos fossem SEVERAMENTE punidos. E principalmente instruídos, de que…se não tomassem uma posição de respeito e educação junto ao mestre ali, estabelecido não teriam mais chance de ter conhecimento e instrução. Seriam removidos para uma instituição, onde regras e normas fossem estabelecidas diariamente, até que tomasse ciência do seu papel na sociedade. Instruções firmes, sem agressão, seriam tomadas pra que se conscientizasse do seu real papel na sociedade.

  39. Ofélia disse:

    Sempre tem uma louca para falar abobrinha…. qual a parte que essa Danulzia não entendeu? Nosso país está doente e os pais não estão dando conta!!! Psicólogos para todas as unidades do país!!! Subverter O que?as famílias estão perdidas acorde minha senhora!!! Parabéns ao autor desse projeto e que seja estendido para todo o país!!!

  40. Daniel disse:

    Também é importante a inserção do assistente social para a realização de um trabalho interdisciplinar com o psicólogo.

  41. Gisselva disse:

    Já passou da hora de ter um acompanhamento psicológico nas escolas. Aliás deveria fazer parte do cotidiano de cada um de nós.

  42. Maria disse:

    Assim como deveria de ser com a guarda Municipal

  43. Mercedes Tavares Novo Dias disse:

    Eu concordo plenamente.Não se pode esperar respostas milagrosas e tanto os pais quanto os profissionais da escola devem estar dispostos a mudar,não é simples mas eu acredito.

  44. Solange L. Lempk Vieira disse:

    Bom projeto. Tomara que seja aprovado e a ideia seja seguida por todos os estados do Brasil.

  45. Regina Célia Menezes da Costa. disse:

    Acredito que deve ser disponibilizado mais profissionais para a rede pública de saúde. Para os postos de saúde com auxílio e encaminhamento das escolas para A FAMILIA SER ATENDIDA. ESTA É UMA FUNÇÃO DA SAÚDE. QUE PODE TER A PARCERIA DA ESCOLA. NOS MEUS 27 ANOS DE MAGISTÉRIO OBSERVO: ” ALUNO PROBLEMA COM CERTEZA VEM DE FAMÍLIA PROBLEMÁTICA.” A EDUCAÇÃO DEVE SER PARCEIRA. PORÉM NÃO É NOSSA FUNÇÃO. DEVEMOS TRABALHAR EM CONJUNTO COOPERATIVAMENTE: SAÚDE + FAMÍLIA + ESCOLA. RESULTADOS SERÃO MAIS RÁPIDOS E EFICAZES COM CERTEZA.

  46. Saleth disse:

    Tem pessoas com formação em capelania escolar…também poderiam ser contratados…
    .

  47. Regina Leitão disse:

    Sim, PSICÓLOGOS!!! Pois tem algumas cidades que estão querendo colocar pessoas que cursam psicanálise à distância em escolas públicas, será que o CRP está fiscalizando?

  48. Maria Odete Fontes disse:

    Imprescindível a presença desse profissional nas escolas do Brasil. Por tudo que a contribuição desse profissional pode oferecer aos alunos!

  49. Rozi disse:

    Que iniciativa linda, vou compartilhar para que se torne referência mundial.

  50. Luís Antônio Da Silva disse:

    Psicólogos e assistentes sociais são importantíssimo para amenizar o atrito existente entre alunos , pais e escolas ! Algo tão óbvio assim há muito que deveria ser implantado na rede pública de ensino!

  51. Lara Gobetti disse:

    Que seja aprovada!! O psicólogo é peça chave no sucesso da escola já que essa não é só aprender a ler e fazer contas ???

  52. Maria Zelinda Rodolfo disse:

    Esse povo viaja muito…..não tem nem funcionários pra limpeza e vão contratar psicólogo? Acorda gente e para de falar bobagens….

  53. Erica disse:

    Excelente esta iniciativa do Sr Deputado Diego Sorgatto. Parabéns! Deveria ser um lei para todas as unidades da federação. O psicólogo é essencial nas escolas.

  54. Gilsa Correia de Oliveira disse:

    Que maravilha, sou diretora de escola, sinto essa necessidade, tanto no dia a dia com os colaboradores da instituição, como também ao resolver conflitos entre família e escola, uma oportunidade de transformar e educar alunos agitados e violentos..!

  55. Maria Aparecida da Silva Cangussu disse:

    Perfeito!!!

  56. Adélia Garcia Martins disse:

    Vejo com muita preocupação. Estão dando superpoderes aos psicólogos que pautarao as ações de todos na escola. Superpoderes para um profissional como qualquer outro sujeito a acertos como também a erros. Os outros ficaram encurralados. Creio que a forma como essa intervenção está sendo proposta é equivocada. Teria que ser um profissional a ser chamado quando os outros envolvidos no processo educacional solicitasse. Como um psicólogo vai melhorar a qualidade de ensino quando essa não é sua área?

  57. Tiago Amor Divino disse:

    Que o profissional esteja na escola e também na base do problema que em muitos casos estão fora do portões da escola, ou seja: na raiz, no lar. Sem que essa raiz seja equacionada de nada irá adiantar.

  58. Evane. disse:

    Já estava passando da hora. Tomara que aprove e funcione.

  59. Eliete disse:

    Sou professora e concordo!

  60. Marlene de Fátima Santos disse:

    Imprescindível.

  61. Marta disse:

    Um psicopedagogo na Escola seria o ideal.

  62. Luiz Fellipe Machado disse:

    Parabéns pela iniciativa, projeto importante e necessário, porem acredito que outros PL possam ser mais viáveis. A valorização do profissional educador através de incentivos financeiros, ja que sabemos que os salários não acompanham a realidade desses profissionais. Na verdade, como ficaria o salário desse Profissional Psicólogo? Acho que tudo é valido, porem não acredito em milagres, o que Precisamos são intervenções serias na educação, uma reforma pedagógico moral, rígida e detalhada. A formação do ser inicia-se no ensino fundamental e com a participação da família e sociedade, a atuação do Psicólogo (a) deve ser intermediado principalmente nessa fase latente que é de extrema importância para formação pessoal e quem sabe profissional quando na fase adulta. É uma discussão válida, porem deve ser tratada valorizada com muita seriedade, podemos sim trabalhar a prevenção onde num país como o Brasil so apagamos incêndio.

  63. Alcione disse:

    Parabéns!! Psicologos em escolas é primordial nos dias atuais

  64. Cristina Macedo disse:

    Sei que tem corrente contra..mas muitos jovens precisam de apoio e muitas famílias são desestruturadas..A presença de um psicólogo…profissional que muitos não pode pagar…é necessária pra prevenir e tornar o ambiente escolar saudável tanto para os jovens como para os professores e profissionais da educação.

  65. Joalma disse:

    Muito sensato esse deputado, se já tivesse psicólogos nas escolas, talvez não teríamos tantas tragédias. Eu apoio essa causa.

  66. Eliane Bitencourt disse:

    Essa proposta tem que ser estendida para todo o Brasil. As pessoas estão doentes emocionalmente falando. Precisam ser ouvidas tratadas. É isso cale pra toda a comunidade escolar professores, funcionários, pais e alunos.

  67. Aretha disse:

    Excelente iniciativa. Que venham novas propostas como estas para o país

  68. Rosemary Fullmann disse:

    Hoje é preciso nas escolas, além do psicólogo, um psiquiatra, uma assistente social e um policial masculino e uma feminina! Além de uma camisa de força !

  69. Sandra disse:

    Urgente psicólogo nas salas de aula

  70. Silvia CRISTINA SABINO disse:

    Que seja aprovado para todo o território Nacional APOIO SIlvia Cristina Sabino

  71. Roselene nascimento disse:

    É urgente a presença dos profissionais da psicologia dentro das escolas , tomara que realmente entre em vigor …

  72. Celma disse:

    Atos de violência não mudarão com a presença de psicólogos, pq a família que é a responsável não mudará seu comportamento. Será do enxugar gelo.

  73. Ana Raquel disse:

    Ei acorda gente falta é a busca de Deus e dos principios da Lei de Deus e para isso só se entrar com gente evangelizando ou melhor catequizando os indios selvagens igualzinho no Descobrimento!! SÓ RESETANDO TUDO E COMEÇANDO DO ZERO E ENSINANDO QUEM SOMOS E DE ONDE VIEMOS!!!!

  74. Amauri Carlos pedroso disse:

    Não esqueçam de dar o espaço para o pisicopedagogo. Que trabalha as dificuldades de aprendizagem das crianças como o autismo hiperativo e outros comportamentos neurológicos.

  75. Laura James Gasparetto Araujo disse:

    Excelente idéia em colocar esse profissional na grade escolar. O ser humano precisa de orientação desde pequeno, junto aos Pais, para evitar problemas de traumas que repercutem a vida toda.

  76. Maiara disse:

    Seria mto bom, ñ só nas escolas públicas + tbem nas privadas

  77. Angela Marta Azevedo Naves Prata disse:

    Parabéns deputado! As escolas carecem desse profissional. É preciso sim investir na qualidade da educação! As escolas estão se tornando um depósito de problemas incapazes de solucioná-los!

  78. Claudia disse:

    Na verdade ja existe se não me falha a memoria, assim como para interprete em libras em classes onde tem alunos com deficiencia auditivas. Infelizmente não é cumprida.

  79. Magali Carazzato disse:

    É urgente essa medida, pois todos docentes estão ficando doentes pela insanidade que eh estar em sala de aula, diante de tantas adversidades de uma sociedade com falta de respeito e valores invertidos!

  80. Grace Gomes disse:

    Já estava mais do que na hora, de contratarem psicólogos para trabalharem com os problemas familiares e docentes, além dos alunos
    .

  81. Jaqueline Pekim disse:

    Pra quê? Se os psicólogos escolares não podem clinicar? Não fazem absolutamente nada de relevante para ajudar efetivamente as crianças e adolescentes nas escolas públicas.

  82. Jaqueline Pekim disse:

    Pra quê? Se psicólogos escolares não podem clinicar. Não fazem nada de relevante para ajudar efetivamente os alunos da rede pública de ensino.

  83. Muito válido. E importantíssimo pois estão acontecendo casos assustadores que estão desmotivando os professores.

  84. Eunice Schulz disse:

    Como educadora, agora aposentada, sempre defendi esta ideia. As relações entre os envolvidos dentro de uma escola , na maioria das vezes são incontroláveis , dada a complexidade de varios fatores: escolas grandes, diversidade de clientela, despreparo dos educadores, importancia da educacao para as familias e ausência dos pais, entre outros tantos.

  85. ELIZABETH NUNES disse:

    Parabéns pelo projeto de lei ,mas deveria incluir Assistente Social também para o trabalho ser multidisciplinar.

  86. Rita de Cássia Silva disse:

    Demorou!!!! E viva Bolsonaro.???????????

  87. Iracema disse:

    Mas que ele não exerça funções burocráticas apenas, tipo preencher formulários mais formulários para comprovar sua atuação.

  88. TerezinhaMedeiros disse:

    Isso já devia ser lei à muito tempo é preciso com urgência um psicólogo nas escolas públicas municipais chega de ficar só assistindo os acontecimentos será que precisa ter quantias de tragédias pra si tomar uma atitude???T

  89. Bernadete disse:

    Exelente ideia, ja deviam ter providenciado em virtude das trajedias.

  90. Patrícia Kniss disse:

    Psicólogos não fazem milagres…

  91. Luzia disse:

    Adorei.pois existe muitos profissionais precisando e alunos tbm especiais…. fantástico

  92. Jessica Taymara Fonseca Lima disse:

    Demorou e do assistente social tb

  93. Rose disse:

    A presença do Psicopedagogo é muito importante!

  94. Maria Teresa de Souza disse:

    A ideia é excelente!!! Mas deve ser extensivo a todos os estados brasileiros… A presença desse profissional nas escolas vai contribuir muito para tornar o ambiente da escola mais harmonioso e respeitoso… Que seja aprovado o mais rápido possível esse projeto de lei!!!

  95. Mauricio Soares disse:

    Concordo com o projeto, desde que o profissional tenha uma ação ativa, e não fique trancado em uma sala em atividades administrativas.

  96. Gilberto Gouveia disse:

    A inserção doa psicólogos no âmbito escolar deve ser obrigatório em todo Pais. O ambiente escolar tornou se adoecedor tanto aos alunos quanto aos funcionários no contexto geral e não somente os professores.

  97. Raquel Ferreira da Silva disse:

    Precisamos que essa lei seja aprovada e que seja seja a nível nacional.

  98. Thiacy Santana disse:

    Entre outros, não foi para isso que a PROFISSÃO foi criada???
    Não estão fazendo nada mais que cumprir a Lei.
    Ao invés de tirarem as armas do povo, que estudassem mais e colocassem mais propostas como essa para serem aplicadas em todos os estados brasileiros.
    Viu, senhores PARLAMENTARES que tem essa vida de “ricos”, às custas do nosso dinheiro… pois vocês tem o atendimento PARTICULAR desses profissionais pagos com o nosso dinheiro… ajam… parem de blá, blá, blá…

  99. Veralucia Soares de Morais disse:

    Isto já passou da hora de acontecer. Mas este projeto precisa se tornar lei federal e obrigatório em todos os estados e municípios e que cada instituição tenham pelo menos um psicólogo
    Assim como psicopedagogo formado

  100. Taís Glaci de Carvalho disse:

    Saudações,grande medida!!!Há tempos aguardavam os este tipo de visão multidisciplinar,visão integrada entre equipes!!! Parabéns.Sou Psicóloga,e preciso saber se com a nova lei haverá limite de idade?Tenho 60 anos.

  101. Silvia Pontes disse:

    Maravilhosa essa iniciativa. Já deveria ser lei. Cada dia a família menos presentes e colocando a responsabilidade de educar e conscientizar os limites dos seus filhos na Escola. Com psicólogos presente no dia a dia do aluno , ficará muito mais fácil identificar um aluno que apresenta um comportamento que precisa de um acompanhamento mais de perto e cobrando da família uma participação maior na vida do seu filho! Chega de tudo responsabilizar o PROFESSOR. Aliás o Professor na maioria das vezes ele exerce o papel de Professor, Assistente Social e Psicólogo. Tem o meu total apoiar-se-á iniciativa! ????

  102. Jorge Luis Oliveira Ribeiro disse:

    Tomara que todos os Estados Brasileiros, sigam essa ideia.

  103. Salma Correa disse:

    Finalmente encontraram a saída! Crianças e adolescentes pedem limites através de muitas formas de comportamento. Os recursos da psicologia para essas demandas é o melhor resultado!! Parabéns pela iniciativa!

  104. maria do socorro nobrega rocha disse:

    parabebs tds devemos apoiar esse projeto

  105. Márcia Priolo disse:

    Sempre achei muito importante a presença de um psicólogo escolar entre os alunos e professores. Sou psicóloga e qdo fiz meu estágio de Psicologia Escolar pude ter a certeza de quão necessário seria este profissional nas escolas. Torço pra dar certo. Parabéns.

  106. CRISTINA YAMATO DEYRMENDJIAN disse:

    Parabéns ! Lei para o todas escolas públicas e particulares…vivemos um momento complexo, com 4, 5 gerações que não se comunicam de forma assertiva…. Urgente o trabalho PREVENTIVO entre a escola e a família!

  107. Inês Fernandes Alves disse:

    Acho mto importante vai ajudar e mto.

  108. Suzana liberato da silva. disse:

    Sempre. Expus minha opinião a favor desse profissional fazendo parte da equipe educacional e ainda digo mais ,também um assistente social.Educar atualmente precisa de uma equipe multidisciplinar com urgência!!Quero aqui parabenizar o idealizador desda proporsta tão importante nos dias atuais.

  109. Maria do Amparo Lemos disse:

    Muito boa essa idéia. Seria maravilhoso nós educadores contarmos com essa ajuda; pois antigamente tínhamos nas escolas essa ajuda desses competentes profissionais.

  110. Lucinha Janessa disse:

    Deve ter sim tem crianças em casa que só Deus sabe o que passa e um psicólogo ajuda e muito como me ajudou

  111. Núbia Véras disse:

    Essa é a decisão mais acertiva dentro das escolas públicas q nós professores publicos esperamos.

  112. Uanda disse:

    A importância do psicólogo nas escolas é fundamental para um melhor entendimento educacional entre o corpo docente e discente, pais e comunidade. Que a lei seja aprovada para que haja um cuidado maior para com nossas crianças e prevenção e promoção da saúde mental e apoio às famílias .

  113. suely Moura disse:

    Concordo plenamente , precisamos nos unir sempre não só psicologia e sim a rede de atendimento da vacinação para os alunos tb isso sim é políticas públicas .

  114. Enoc Rodrigues disse:

    Eu CONCORDO, vai ser útil as famílias que têm vários tipos de problemas, serão acredito bem orientados pelos psicólogos, parabéns.

  115. Ocimar Gomes Barbosa disse:

    Temos um Projeto funcionando nas escolas públicas do Estado, mas de forma voluntária, em Teresina-pi porque as secretarias da Educação e da Saúde não conseguem aprovar para implantação. O Projeto Meditação na Escola é amplo e prevê atendimento psicológico a todos que fazem parte da escola, alunos, gestores, familiares baseado em prevenção de conflito e estratégias para melhorar a aprendizagem, concentração, foco, com tecnicas adequadas para melhorar a forma de estudar e aprender.

  116. Denise F. Rondinelli Oliveira disse:

    Sou professora do estado e há muito tempo já tinha dito isso. Um psicólogo poderia estruturar melhor . Conversar, ver problemas que atingem toda uma sociedade, aconselhar. Seria muito importante se fosse aprovado.

  117. Mariana disse:

    Excelente iniciativa, é realmente fundamental temos esse profissional na escola. Torço para que dê certo e se torne referencia para todo o Brasil!

  118. Toninha Flávio Fernandes disse:

    Acho um projeto importante, sou do Estado de São Paulo e acho que deveria ter psicólogos nas escolas do Brasil todo, mas se as famílias não tomarem as rédeas novamente de zelar pelos seus filhos como era no meu tempo, acho que de nada vai adiantar, porque eu acho que a grande deficiência está dentro das famílias

  119. João Pereira disse:

    Parabéns ao Deputado pelo projeto, é de muitíssima ajuda para os alunos e docentes e que se torne lei nacional.

  120. VALTER FARID JÚLIO disse:

    As Escolas Particulares; Grande maioria já têm.
    Fundamental.

  121. Silvia Maria Batista Nunes disse:

    Perfeito….prevenção e psicoprofilaxia é o caminho!! Trabalhei mais de 20 anos nessa direção

  122. Josiane disse:

    Muito bom!
    Torço para que essa obrigatoriedade de torne nacional. É realmente uma forma de diminuir a intolerância, e, consequentemente a violência.
    Parabéns Deputado! Seus eleitores devem se orgulhar por tê-lo escolhido como seu representante. Deus te abençoe e ilumine sempre.

  123. Aílton alima disse:

    Aqui em Rondonópolis (MT), foi aprovada uma Lei Municipal, que garante esse serviço nos segmentos da Educação, e da Saúde… Principalmente nas Unidades de Pronto Atendimento… Serviço este, extensivo aos servidores que ficam expostos a grandes cargas emocionais, como os atendentes de UPAs…

  124. Sueli mira disse:

    Ótima ideia,desde que NÃO seja p pregar ideoligias políticas e passem por uma sabatina antes! Muitos psicologos são esquerdistas!

  125. Jane disse:

    Perfeito…mas em todo território nacional…do jeito que está não pode ficar.

  126. Alice Correia disse:

    E uma boa medida, porém tem de ser bem analisada e ver se não tem nada que possa induzir ou desvio de meta. E para ajudar e Nao para indução ideológica.

  127. Flávio Luiz disse:

    Parabéns,muitas mortes poderiam ser evitadas se uma medida destas já estivesse em uso, casos de pedofilia,crianças e adolescentes com problemas de aprendizado,combate ao Bullying,os benefícios são muitos, prejuízo nenhum.

  128. Divina Maria silva disse:

    Parabéns

  129. Carlos Alberto da Silva Alves disse:

    Seria ótimo se fosse uma lei Nacional

  130. Luciana Tomé disse:

    Realmente a violência só vem aumentando nas escolas. Os pais não tem controle sobre as ações dos filhos , professores que estão trabalhando para dar conhecimento , cultura estão tendo que educar os alunos , quando não são acredito por eles ,oralmente ou mesmo fisicamente. Está lei devia ser para todos estados .

  131. Simone Valença Andrade disse:

    Com certeza não só em Goiás mas em todo Brasil deverá ser ampliada esta lei! O Psicólogo(a) é um profissional qualificado para lidar com diversas demandas emicionais do ser humano e a atuação deste (a) profissional já deveria ser RECONHECIDA E INCLUÍDA ha muito tempo em todas as unidades públicas e privadas de ensino e trabalhista! Que abram-se todas as portas! Porque os/as Psicólogos (as) IRÃO passar!!!!!!

  132. Viviane Lima Botas disse:

    Parabéns Senhor Deputado pela autoria do Projeto Lei, a política da educação precisa ter investimentos em prevenções. As relações e os vínculos nas escolas estão enfraquecidos.

  133. Eneida de Ferraz Almeida disse:

    Apóio essa proposta,vai ajudar muitos alunos que necessitam de tratamento psicológicos,por vários motivos, afetando o desenvolvimento e rendimento na escola

  134. Ricardo disse:

    De fato as escolas públicas precisam de ter um psicólogo.
    Ao mesmo tempo verificarem a qualificação dos professores e todos os funcionários
    Cordenadores, diretores e todo corpo diretivo, ser criteriosamente avaliados e afastados da função caso não apresentem preparo para tal.

  135. NELZANINHA disse:

    Parabéns pela iniciativa, tomara que vira
    lei.

  136. Albaneza Duarte disse:

    Muitas das crianças não tem um bom desenvolvimento na aprendizagem por apresentar problemas emocionais, familiares… Seria muito positivo o acompanhamento de um psicólogo nas escolas.Diversos encaminhamentos que ele poderá agilizar.
    Parabéns pela iniciativa.

  137. Jéssica disse:

    Se for aprovado meus parabéns ! Muitas crianças e jovens precisando de ajuda , mais só quem pode dar diagnóstico e tratamento é o psicólogo!

  138. Rosemeri Machado Souza disse:

    Com certeza é a coisa mais lógica que poderá ser implantada nas escolas.Parabens deputado pela idéia.

  139. Vanessa Lucas disse:

    Apoio o projeto para todo o país, a população está carente desses profissionais que podem ajudar e muito, no cotidiano de cada ser humano, vamos colocar a idéia em prática…

  140. VANDERCI ANTONIO disse:

    todos os. comentários foram pertinentes.PARABÉNS pela iniciativa Sr.Deputado de Goiás seria ótimo se todos os estados fizessem o mesmo.

  141. Janete Camargo Hita disse:

    Mais do que necessário! Urgência pelas condições que temos no período contemporâneo brasileiro.

  142. Janete Camargo Hita disse:

    Muito importante e de grande ajuda na educação brasileira em todas as esferas!

  143. Valdirene Val disse:

    Nas unidades básicas de saúde também

  144. Maria Elizabeth Rufo Castro disse:

    Ótima Ideia Deputado sou professora e sei da necessidade de Psicologo nas escolas.
    Att
    Maria Elizabeth Rufo Castro

  145. Adriana Aparecida Luiz disse:

    Assistente Social tbm pois as duas profissão trabalha juntos pra que tudo aconteça.

  146. Silvana Reis disse:

    Demorou para fazerem isto!?

  147. Jacqueline disse:

    Ótimo…deveria ter tbm um psiquiatra…atendimento multidisciplinar á todos que necessitam porq saúde e educação devem caminhar juntas. Parabéns pelo belo projeto e que se torne lei em todo país.?????

  148. Maria disse:

    É o certo, e deveria se estender para todo país.

  149. Maria Regina Vieira disse:

    Execelente iniciativa. Deveria ser em todo país. Parabéns!

  150. Valdenice disse:

    Sou professora e a muito as nossas escolas precisam desse profissional, pois estamos lidando com alunos com problemas sérios de conduta… Não estamos prepados par lida com tantos problemas comportamentais… Parabéns deputado pela iniciativa.

  151. Isa disse:

    Tratando-se em Lei, e que tem objetos fundamentais para a melhoria do ensino e prevenção da agressividade. A mesma deveria ser em nível nacional.

  152. Eliane do Nascimento Serra disse:

    Tomara que seja aprovado pelo estado e seja intensificado para outros estados!

  153. Tânia Maria Santos Roscoff disse:

    Sou psicóloga clínica e escolar. Atuei por cerca de 20 anos junto a rede escolar pública e privada aqui no RS e SC e digo que foi o retrocesso dispensar esse profissional. Inclusive atuei em Góis, em Anápolis,
    Gostaria que esse projeto de lei se estendesse por todo Brasil. Torço para que seu projeto aprove e sirva de exemplo para o resto do país.
    O segredo está na PREVENÇÃO .

  154. Janaina disse:

    Que bênção,que seja votada essa lei e expandida.

  155. Maria DA Gloria Mira disse:

    Opa! Um dos projetos de meu pai Luiz Bento Mira. Queria falar com Esperidião Amin. Na época. Mais às coisas vão aparecendo aos poucos.

  156. Rosa Maria Pompeu Ferreira disse:

    Ja é tarxe essa iniciativa. Toda escola deveria ter 1 Assistente Social e 1 Psicologo. Frentea atual composição familiar e o fato das família em sua maioria, deichatrm seus filhos em Creches, o que levam a não assumorim o seu papel de Educadores. Quando a Educação vem da família a Escola tem mais sucesso no seu papel de alfabetizador e de transmitir conhecimentos.

  157. Silvania Cristina Aziago disse:

    É de extrema importância a presença de Psicólogos nas escolas, visto que as maiores tragédias tem acontecido por falta de intervenções junto as famílias, discentes e docentes, com uma abordagem interventiva e esclarecedoras sobre diversos assuntos que incluem dentre eles a ” violência”

  158. keli lopes disse:

    Finalmente,o Brasil precisa acordar, precisa muito um trabalho de acompanhamento de um profissional da psicologia, tanto para as crianças como aos professores

  159. Fata Fah disse:

    Tem que ser lei no Brasil todo. Os alunos estão sem estrutura familiar, os professores não dão conta da quantidade de crianças e adolescentes com problemas de toda ordem.

  160. Doralice disse:

    Acredito que seja necessario o psicopedagogo que ira auxiliar o corpo docente assim como a escola nas questoes de cujo psicologico mas que atrapalha o desenvolvimento escolar e caso seja necessario ai encaminhar p o psicologo. Fica um sugestao

  161. Luiz Gonzaga Francisco Pinto disse:

    Muito importante esse projeto, pois tenho certeza que a atuação do psicólogo nas escolas facilitará muito a participação da família do aluno em seu processo de formação e estruturação do caráter ecde sua integração social.

  162. VALMIR VALE disse:

    Todo profissional, cuja contratação é obrigatória por lei, prova ser desnecessário e termina por ser incompetente. Escolas públicas e privadas não devem interferir em questões de família. Em caso de violência, temos o judiciário, assistentes sociais e conselhos tutelares. Trata-se de mais uma tentativa de se criar uma casta privilegiada no serviço público.

  163. Marilza disse:

    Mais uma lei que não será obedecida, principalmente quando se trata de educação…

  164. Marilza disse:

    Se fosse obedecida, poderia estender-se há nivel nacional, e também na saúde….mas veja bem: tem que funcionar.

  165. Fátima Teresinha Ferreira disse:

    É muito bom.

  166. Sandra Alves disse:

    Aprovado amei essa ideia é isso que precisa

  167. Jjlustosa. disse:

    Precisa de um grande movimento nacional , o nosso país só funciona assim, na base da pressão, para que a população seja ouvida e atendida nas suas necessidades.

  168. Lucilene Paula da Silva disse:

    Isso já virou UTOPIA. nossos governantes não estão preocupado com a nossa comunidade escolar. Hoje no Estado onde moro “sou coordenadora um programa do TJ onde só usamos a Justiça Restaurativa nas escolas e temos uma equipe Multidisciplinar. Somos uma equipe guerreira . Só precisamos de valorização. Pois somos.professoras também.

  169. Terezinha Marques da Silva disse:

    Há tempos que falo isso. Tem que ter sim. Nas escolas de todo país isso seria otimo.

  170. Salete Garcia de Moraes disse:

    Parabéns! Só falta vontade política pra melhorar nossa vida neste País. Espero SINCERAMENTE que isto ACONTEÇA. SOU PROFESSORA APOSENTADA E ESSA VINDA DA PSICOLOGIA DENTRO DA ESCOLA IRIA AJUDAR A TODA A COMUNIDADE.

  171. Anônimo disse:

    Daria pra colocar TB Psiquiatras nas Faculdades durante o período dos cursos? Diurno e Noturno?
    Porque está tão difícil conviver com as pessoas das mais variadas classes sociais!!! Elas têm sido tão cruéis? Tô com medo até de voltar a estudar!!!!

  172. Homero Rocha disse:

    Finalmente vejo aqui alguém com um projeto que vá de encontro com as necessidades abrangentes e de interesses de toda a nação brasileira . Que este deputado leve este projeto para o congresso nacional e que seja aprovado para o bem comum de todos. São coisas desse gênero que o Brasil precisa para realmente se tornar o país de todos para todos.

  173. sileide disse:

    tem que ter um assistente social e um psicologo sim . talvez as maioria das tragedia escolar fosse evitado . que vire lei sim para os dois.

  174. sieide disse:

    assistente social e psicologo nas escolas sim nossas escolas pede socorro

  175. Najara disse:

    Na decada de 60 e 70 era assim. Tinhamos dentista e ybm um clinico geral que prestavam serviços uma duas vezes por semana na escola. Não saíamos pra isto nem as mães faltavam ao trabalho !! Seria otimo !!!

  176. Tatiana disse:

    Esse PL deveria ser federal, em todo o país as escolas necessitam desse profissional.

  177. Miriam de Souza Dantas disse:

    Aulas de filosofia seria muito bom também. O Pedro II sempre teve professores de filosofia.

  178. Fabio disse:

    Mais do que sensato movimentar um instrumento de muita valia, que é a psicoeducação não só nas escolas como em todas as áreas humanas.

  179. Sandra Mara disse:

    Está de parabéns, o parlamentar mas deve ser estendida a lei em outros estados.

  180. Claudineia disse:

    Deveria ser em todas as escolas eles ajudam muito nos dias de hoje

  181. IVANETE disse:

    NOSSA ,ISSO DEVERIA SER NO BRASIL TIDO ,NÃO SÓ EM GOIÁS

  182. Marli disse:

    Parabéns pela iniciativa , tamo junto!!! Dou preferência para escolas com psicólogos , né um século como o atual , não dá , não tem jeito .

  183. Vera disse:

    Urgente.Prioridade absoluta.Psicologos ja nas escolas

  184. Eunice disse:

    Parabéns!! Que seja aprovada com urgência, por favor faça um projeto de lei para voltar os uniformes nas escolas publicas . Está muito confuso alunos sem uniformes. Menos avental pelo amor.

  185. Eldah Regina drummond disse:

    Excelente proposta, tomara que seja aprovada! Super importante!

  186. mario Riceto disse:

    Parabens pela atitude

  187. Maria Cecilia Oliveira da silva disse:

    É muito importante a presença desse profissional nas escolas públicas principalmente, pois as nossas crianças e adolescentes precisam de apoio pra vários âmbitos da vida desde a a família , a sociedade em si e a na Escola.

  188. marly disse:

    e como foi a lei foi aprovada

  189. Elaine Santos França disse:

    Muito necessário e importante

  190. Arleide Gomes Pires disse:

    Gostei da iniciativa q seja intensivo em todo país

  191. Suleny Gomes da Silva disse:

    Além dos Psicologos, tem que ter Assis. Sociais, oftalmologista e mais pedagogos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.