Prefeitura de Aparecida vai instalar 600 câmeras de videomonitoramento

Mecanismo busca aumentar sensação de segurança de moradores e de quem transita pela cidade. Sistema conta com inteligência artificial no reconhecimento de rostos e placas 

Foto: divulgação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou nesta quinta-feira, 17, que deve iniciar no próximo a instalação de 600 câmeras de videomonitoramento com inteligência artificial. A ação faz parte do projeto Cidade Inteligente e intensifica medidas de segurança no município. 

Em reunião na manhã desta quinta, na sala de reuniões da Cidade Administrativa, o prefeito Gustavo Mendanha destacou que a medida irá melhorar a sensação de segurança não só da população de Aparecida, mas de todos que passam pela cidade diariamente.

“Por isso, mesmo não sendo uma obrigação do município, trabalhamos com essa contrapartida que irá auxiliar o trabalho das forças de segurança municipais e estaduais”, pontuou o gestor. 

Os equipamentos de videomonitoramento chamam atenção pela tecnologia de reconhecimento facial e de placas, com o sistema “Olhos de Águia”. As câmeras serão instaladas em diferentes pontos da cidade, visando fazer vigilância de patrimônio público e da população. 

Estrutura

De acordo com o Secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, toda a estrutura já está sendo preparada para a instalação das câmeras, que deve acontecer a partir de novembro. “Queremos com este processo reduzir o índice de criminalidade na cidade e garantir mais segurança para todos, pois o monitoramento poderá inibir a ação dos criminosos”, disse.

Para iniciar a instalação das Câmeras está sendo finalizada a implantação dos 540 quilômetros de fibra ótica na cidade, que levará a rede de internet para todos os cantos, auxiliando principalmente na captura e divulgação das imagens.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.