O prefeito reeleito de Carmo do Rio Verde, Geraldo dos Reis Oliveira (MDB), de 83 anos, é alvo de operação do Ministério Público (MP) na manhã desta terça-feira, 22, suspeito de participar de um esquema de fraudes em licitações e desvios de verbas públicas na aquisição de combustíveis por parte das secretarias. 

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Goiânia é alvo de operação e sete contratos são suspensos por organização criminosa e corrupção

Goiânia, Aparecida e Abadia de Goiás são alvo de operação por fraudes em contratos

Agentes públicos, empresários e laranjas (pessoas que emprestam seus nomes para falsear a propriedade de empresas) também são alvo da ação, que conta com o apoio da Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM). Ao todo, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão no município. 

Uma pessoa acabou presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. A operação apreendeu ainda R$ 54,5 mil em espécie em posse dos investigados.

“Dentre os alvos está o gestor público, órgãos públicos, laranjas que fazem parte do esquema, além de pessoas físicas e jurídicas”, afirmou o coordenador do Núcleo Especializado em Crimes Praticados por Prefeitos (NUCPP) do MP, promotor Rafael Simonetti 

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) autorizou ainda a quebra do sigilo bancário dos investigados. O MP apura crimes de falsidade ideológica, frustração do caráter competitivo da licitação e apropriação de bens ou rendas públicas, ou desvio dos mesmos em proveito próprio ou alheio. Se somadas, a pena pode chegar a 22 anos de prisão.

O Jornal Opção entrou em contato com a Prefeitura de Carmo do Rio Verde por e-mail e com o prefeito via redes sociais, mas não obteve retorno.

Dinheiro e arma apreendidos | Foto: divulgação/MP