Prédios públicos de Goiânia não possuem câmeras de segurança e desrespeitam lei

Legislação de 2013 estabelece que escolas, CMEIs, unidades de saúde e outros prédios da administração pública possuam sistema de monitoramento

Prédios públicos de Goiânia não possuem câmeras de segurança e desrespeitam lei

Sancionada em fevereiro de 2013, a lei municipal nº 9239 estabelece que os prédios públicos de Goiânia tenham sistemas de segurança baseados em monitoramento por meio de câmeras de vídeo nas áreas interna e externa de suas dependências. No entanto, mais de cinco anos depois da aprovação da regra, a cidade ainda não conseguiu atender às exigências.

A reportagem apurou que diversos prédios da administração pública não contam com o sistema de monitoramento destinado à coibir atos de violência ou outros que coloquem em risco a segurança do local.

Unidades como a biblioteca Marieta Teles, localizada na Praça Universitária, a Escola Municipal Marco Antônio Dias, no setor Estrela Dalva, o prédio da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), no setor Universitário, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Cais Jardim Guanabara III não possuem o sistema de segurança.

O Jornal Opção entrou em contato com a Prefeitura de Goiânia que informou estar “em plena atividade para se adequar à lei”. De acordo com a assessoria de imprensa do Paço, no dia 1º de março foi realizada uma reunião com fornecedores de equipamentos de segurança eletrônica.

Ainda segundo a prefeitura, no encontro foram colhidos dados para aprimorar o procedimento licitatório para aquisição dos equipamentos necessários.

Roubos

Se estivesse em pleno funcionamento, as medidas poderiam evitar os roubos constantes em prédios públicos na capital.

No último dia 28, a biblioteca Marieta Tele, localizada na praça universitária, foi arrombada e teve computador e três panelas roubadas. O prédio, que pertence à Secretaria Municipal de Cultura, não conta com sistema de alarme e as câmeras de segurança não estão em funcionamento.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.