Pré-candidato a prefeito de Rio Verde propõe fechar 20 escolas públicas
26 julho 2016 às 16h14

COMPARTILHAR
Peemedebista Paulo da Vale causou polêmica ao dizer que pretende “resumir” unidades de Ensino Fundamental de 32 a oito

Pré-candidato a prefeito de Rio Verde pelo PMDB, Paulo do Vale causou polêmica na última sexta-feira (22/7) ao propor o fechamento de mais de 20 escolas da Rede Municipal. Com todas as letras, o médico afirmou ao programa “Papo Reto”, da Rádio 96 FM, que pretende “fundir” unidades do Ensino Fundamental na cidade de modo que, das atuais 32, sobrarão “de oito a dez”.
“Temos 32 escolas. Para quê? Se a gente pode resumir em um número menor de prédios, unificá-los, pegar três, quatro, cinco escolas, e fazer uma maior”, questionou. Tal proposta estranhou até o apresentador, que pediu um exemplo prático do que se pretende fazer.
O pré-candidato citou, por exemplo, que se eleito vai unificar as escolas dos setores viiznhos Maranata, Veneza e Nilson Veloso. “As transformamos em uma só de maneira que fique equidistante para todos aqueles alunos”, explicou.
Vale destacar que o Ensino Fundamental abarca crianças de seis a 14 anos — sendo que a grande maioria delas depende de pais ou responsáveis para chegarem à escola e muitos não possuem transporte motorizado. Inclusive, estudos apontam que a distância é um fator para a evasão escolar.
Oposto
A proposta de Paulo do Vale vai de encontro a todo o movimento que tomou conta do País no último ano, quando escolas de várias cidades do Brasil foram ocupadas por alunos justamente para impedir o fechamento de unidades.
O mais simbólico deles é a reorganização das escolas estaduais proposta pelo governo de São Paulo no ano passado, que incluía o fechamento de 93 unidades, com a justificativa de que seria mais proveitoso aos alunos. Pelo menos 200 foram ocupadas em um forte movimento contrário à política.