Policial há mais de 20 anos e mãe de dois filhos: saiba quem é a primeira mulher a assumir segurança do presidente do TJGO

19 fevereiro 2025 às 08h00

COMPARTILHAR
*Com participação de Tathyane Melo*
Casada, mãe de dois filhos, de 7 e 12 anos, e policial militar há 23 anos. Assim é o perfil da 1ª tenente Ediane Nunes Macedo – primeira mulher a liderar a segurança do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim. Anteriormente, o cargo de Ajudante de Ordens da Presidência foi ocupado majoritariamente por homens.
LEIA TAMBÉM
Pela primeira vez, uma mulher assume a segurança direta do presidente do TJGO
Com entrada de Giuliano de Eustáquio na corregedoria, cúpula da Comurg possui cinco coroneis
Antes de alçar ao posto, Ediane passou por graduações de soldado, cabo, sargento e subtenente. A tenente também realizou cursos de capacitação dentro da PM, antes de passar em novo concurso para oficial.
“A Polícia Militar entendeu que era uma função estratégica e que eu tinha as exigências que o cargo precisava. Fui convidada e aceitei depois de conversar com a minha família. Entendo que o Poder Judiciário está dando um passo gigantesco para a igualdade de gênero”, afirmou a tenente em entrevista ao Jornal Opção.
Ediane conta que foi a primeira integrante da família a ingressar na PM – profissão que decidiu seguir carreira ainda criança – ao observar o trabalho de segurança e cuidado junto à população. Hoje, assumindo um dos cargos mais importantes do Gabinete Militar do Poder Judiciário de Goiás, a policial se diz realizada.
“É uma responsabilidade muito grande. Represento todas as policiais femininas goianas porque é algo que é inédito. Tenho uma experiência já na área e essa experiência, com a capacitação que tenho, vejo que estou capacitada e pronta para desenvolver essa atividade”, pontuou.
Gabinete Militar
O Gabinete Militar do Poder Judiciário atua diretamente na segurança de magistrados, servidores e cidadãos que transitam no TJGO, prevenindo ameaças e implementando medidas de segurança com tecnologia e equipes altamente treinadas.
De acordo com o TJGO, o gabinete, atualmente, tem maioria feminina entre seus oficiais, um avanço raro na segurança pública. Para o presidente do órgão, a mudança representa um passo para a equidade de gênero na instituição.
O chefe do Gabinete Militar, tenente-coronel Dallbian, enfatizou que a qualificação da equipe e a sinergia com a gestão judicial são fundamentais para garantir a segurança nas unidades judiciárias.
“A sintonia entre o chefe do Poder Judiciário e a expertise em segurança promete elevar ainda mais os padrões de proteção no TJGO, assegurando que a Justiça goiana atue com segurança na prestação de serviços para todos os cidadãos”, concluiu.