Polícia reforça tese de incêndio criminoso na Chapada dos Veadeiros
26 outubro 2017 às 11h41

COMPARTILHAR
Delegado responsável pelo caso afirma que fogo pode ter sido causado por fazendeiros da região

Na manhã desta quinta-feira (26/10), a Polícia Civil do Estado de Goiás reforçou a tese de que o incêndio que já destruiu mais de 20% da Chapada dos Veadeiros foi criminoso. O fogo começou no dia 10 de outubro e as autoridades ainda tentam controlá-lo.
Em entrevista ao Jornal Opção, o delegado responsável pelo caso, José Antônio M. Sena, da
1ª Delegacia de Formosa, contou que o inquérito para a investigação já foi instaurado e moradores da região têm sido ouvidos.
[relacionadas artigos=”108177,107812″]
“Primeiro foi trabalhada a possibilidade do incêndio ter sido natural, causado pelo forte calor e pelas placas de cristais que há na região. No entanto, ouvindo populares, descobrimos que o incêndio teve início na madrugada”, explicou.
Além disso, há relatos de pessoas que viram motociclistas suspeitos, com recipientes que aparentavam ser de combustível nas proximidades do parque. “Somente a perícia dará 100% de certeza do que aconteceu, mas a possibilidade é muito grande de que tenha sido pela maldade mesmo”, lamentou.
O delegado lembra ainda que a ampliação da Chapada dos Veadeiros causou revolta em fazendeiros da região, o que pode ter sido a motivação do crime. Uma outra hipótese também foi aventada: a de que visitantes do parque podem ter acampado e de esquecido de apagar uma fogueira, por exemplo.
“Temos 30 dias para concluir as investigações, ainda estamos trabalhando com suposições. No entanto, os indícios levam a crer que foi um incêndio intencional”, reforçou.
Avaliação
O incêndio que assola o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, desde o dia 10 de outubro já havia sido considerado criminoso pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) — que administra o local.
As suspeitas são de que o incêndio foi iniciado por fazendeiros da região, em represália à recente ampliação da área do parque.