Um homem foi preso em flagrante por extrair e comercializar de forma ilegal minhocuçu, espécie de minhoca ameaçada de risco de extinção. A detenção ocorreu nesta quinta-feira, 6, durante ação conjunta entre a Polícia Civil de Goiás (PCGO) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Porangatu.

LEIA TAMBÉM

Tráfico de animais silvestres: Goiás registrou 55 ocorrências em 2024

Tráfico de animais silvestres e em risco de extinção inunda redes sociais em Goiás

A pasta e corporação chegaram até o homem por meio de denúncia anônima, que indicou a prática ilícita em uma propriedade rural do município.  Ao chegarem no local, as equipes identificaram o suspeito coletando os minhocuçus sem autorização. 

Durante a abordagem, conforme a PC, foram apreendidos 47 exemplares, além das ferramentas utilizadas para a extração. Em depoimento, o suspeito admitiu que comercializava os animais por R$ 30 cada (são usados como isca para pesca) e que tinha consciência do crime ambiental.  

Ele foi encaminhado à delegacia e, em seguida, multado pela Semma. De acordo com a PC, a extração ilegal do minhocuçu pode gerar penalidades severas, incluindo multas de até R$ 20 mil e detenção, a depender da gravidade da infração.