PF quer investigar Lula por envolvimento no petrolão, diz revista

Matéria publicada no site de Época mostra documento encaminhado pela PF ao STF que pede que o ex-presidente seja ouvido 

Ex-presidente Lula estaria envolvido no esquema da Petrobras | Foto: Roberto Stuckert / Instituto Lula

Ex-presidente Lula estaria envolvido no esquema da Petrobras | Foto: Roberto Stuckert / Instituto Lula

A revista Época publicou, nesta sexta-feira (11/9), um documento da Polícia Federal que mostra um pedido de investigação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a publicação, Lula é suspeito de ter se beneficiado do esquema de corrupção na Petrobrás, o petrolão.

Se confirmado, o documento, que é assinado pelo delegado Josélio Sousa e já teria sido encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), pede que o petista-chefe preste depoimento para esclarecer sobre supostos favorecimentos pessoais, ao partido e até a presidente Dilma Rousseff (PT).

“Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pela esquema em cursa na PETROBRAS, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada â custa de negócios ilícitos na referida estatal”, versa o delegado.

Ainda de acordo com Época, a PF não explica por que pediu ao Supremo a tomada do depoimento – e não à primeira instância, já que Lula não tem foro privilegiado. “Neste cenário fático, faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, a fim de que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo”.

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Caio Maior

O expressivo número de políticos detentores de mandato federal (foro privilegiado) envolvidos na trama do “Petrolão” e a possível conexão no mesmo núcleo de atividades pouco republicanas dessa gente tão especial com o inacreditável Lula da Silva justificaria o pedido da PF para tomada das suas “declarações” perante o STF.

Marilene

Até que enfim!!!! ufa!!!!, que seja preso e todos os membros de sua quadrilha. Devolução corrigida do dinheiro roubado… Seja dissolvido o partido PT…