Instituto Paraná perguntou a 2.020 entrevistados se estes acreditavam que a medida ajudaria a combater os traficantes e a superlotação de presídios

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (6/3) uma pesquisa que mostra que a grande maioria da população é contra a legalização das drogas. Para se ter ideia, apenas 24,9% dos entrevistados se posicionaram favoráveis à legalização do uso da maconha.

Por outro lado, 70,9% disseram ser contra a proposta, inclusive como uma maneira de combater os traficantes e a superlotação dos presídios. Quando se questiona sobre a cocaína, o resultado é ainda mais esmagador: 84,3% se posicionam contrários.

Veja abaixo o questionário:

“O Ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, propôs a legalização da maconha como modo de combater os traficantes e a superlotação dos presídios. O sr (a) concorda ou discorda com essa proposta”

Discorda – 70,9%
Concorda – 24,9%
Não sabe/ não opinou – 4,1%

“O Ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, propôs a legalização da cocaína
como modo de combater os traficantes e a superlotação dos presídios.
O sr (a) concorda ou discorda com essa proposta?”

Discorda – 84,3%
Concorda – 11,7%
Não sabe/ não opinou – 4,1%

O levantamento foi feito entre os dias 12 e 15 de fevereiro de 2017 em 146 municípios de todas as unidades da Federação com 2.020 brasileiros de 16 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.