COMPARTILHAR

Divulgado nesta segunda (23/3), levantamento mostra que maioria da população considera administração “ruim” ou “péssima”. Aprovação da presidente é de apenas 19%

CNT/MDA: hoje, presidente Dilma perderia eleição para o senador Aécio Neves | Foto: Valter Campanato / ABr
CNT/MDA: hoje, presidente Dilma perderia eleição para o senador Aécio Neves | Foto: Valter Campanato / ABr

Mais uma pesquisa, mais um alarme soando no Palácio do Planalto. Desta vez, a CNT/MDA aponta que os índices de rejeição de Dilma atingiram um novo patamar: quase 65% dos entrevistados consideram o governo “ruim” ou “péssimo”.

[relacionadas artigos=”31440″]

Divulgado nesta segunda-feira (23/3), o levantamento aferiu a opinião de 2002 entrevistados entre os dias 16 e 19 de março, em 137 municípios de 25 Estados, e mostra que apenas 10,8% consideram o governo da petista “bom” ou “ótimo”. Outros 23,6% o classificam como “regular”.

Quando a CNT/MDA mediu a popularidade pessoal de Dilma Rousseff, os dados ficaram ainda piores. De acordo com o instituto, 77,7% desaprovam a presidente, ante 18,9% que a aprovam. 3,4% não souberam/quiseram responder.

Em comparação com o último mandato, a petista também é mal avaliada. Segundo 75,4% dos entrevistados, o segundo mandato de Dilma é pior que o primeiro, sendo que apenas 2,8% o avaliam como melhor que o anterior. Já 16,4% o consideram igual. 4,4% não quiseram fazer tal avaliação e 1% não souberam ou preferiram não responder.

Campanha x realidade

A pesquisa também traçou um comparativo entre a Dilma da campanha eleitoral e a Dilma presidente reeleita. Segundo a CNT/MDA, 84% dos entrevistados consideram que a mandatária não cumpre o que prometeu durante o período eleitoral. 12,9% dizem que as promessas estão sendo cumpridas parcialmente, enquanto apenas 4,7% consideram que ela cumpre as promessas integralmente. 1,4% não souberam ou não responderam.

Um dos destaques da pesquisa é o fato de que, dos entrevistados, 41,6% declararam ter votado em Dilma nas eleições de outubro do ano passado — ante 37,8% que votaram no senador Aécio Neves (PSDB). 10,8% afirmaram ter votado em branco/nulo; 8,7% não votaram e 1,1% não lembram ou preferiram não responder.

A pesquisa também perguntou aos eleitores se o governo Aécio Neves seria melhor que o de Dilma Rousseff neste momento, caso o senador tivesse sido eleito em outubro de 2014. 38% dos entrevistados consideram que estaria melhor; 32,6% consideram que estaria igual e 17,4% acham que a gestão do PSDB seria pior.

3º turno?

De acordo com a CNT/MDA, Aécio derrotaria Dilma caso as eleições fossem hoje | Foto: Foto: Marcos Fernandes/ Coligação Muda Brasil
De acordo com a CNT/MDA, Aécio derrotaria Dilma caso as eleições fossem hoje | Foto: Foto: Marcos Fernandes/ Coligação Muda Brasil

Ao final, os entrevistados foram questionados sobre como votariam caso houvesse um “3º turno” entre Dilma e Aécio. De acordo com a CNT/MDA, o tucano seria “eleito” com 55,7% dos votos contra apenas 16,6% de Dilma. Brancos e nulos seriam 22,3% e 5,4% não souberam ou preferiram não responder.