Pedestre que andar pelo meio da rua ou atravessar fora da faixa poderá ser multado

Nova norma permite que agentes de trânsito emita multas a partir de abril de 2018. Texto também é válido para ciclistas

O Departamento Nacional de Trânsito, órgão ligado ao Ministério das Cidades, publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27/10) resolução que define regras para atuação de infração cometidas por pedestres e ciclistas.

Na prática, a medida permite que agentes de trânsito emita multas a este grupo já a partir de abril de 2018. O Código de Trânsito Brasileiro do ano de 1997 já trata sobre o assunto, mas, apenas agora, passa a contar com regulamentação específica.

Pela resolução editada nesta sexta, pedestres que andarem pelo meio da rua ou atravessarem fora da faixa de pedestres receberão multa equivalente à metade de uma infração leve, ou R$44,19. Já para ciclistas que descumprirem o Código de Trânsito, a pena vai incluir a remoção da bicicleta e o pagamento de uma infração média (R$130,16).

Ainda de acordo com o texto, a autoridade de trânsito deverá compor uma ficha de autuação, similar às usadas em infrações de veículos automotores, onde deverão constar nome, identidade e, se possível, o CPF do pedestre ou ciclista, além de dados sobre a infração cometida.

3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Lilian

Me poupe. Parece até que dá pra andar mas calçadas, carros estacionados, buracos etc. Resumindo: forma de comer dinheiro de quem já não tem.

keila

MAIS ARRECADAÇÃO? Não é certo andar no meio da rua nem atravessar fora da faixa, mas também não e certo não ter calçadas que presta, não ter faixas que presta, bem sinalizada e tão longe umas das outras. Se é pra fazer o certo, então comece dando condições aos pedestres e ciclistas e não dando multas! Francamente!

Daicy

Não está existindo agentes para multar carros agora vem com essa utopia de multar pedestres? Isso e Brasil mesmo! Não dá condições para a população fazer o certo e quer cobrar? Não existe passarela…não respeitam faixa de pedestres. Não temos sequer orientação preventiva agora querem multar?