Pedestre que andar pelo meio da rua ou atravessar fora da faixa poderá ser multado

Nova norma permite que agentes de trânsito emita multas a partir de abril de 2018. Texto também é válido para ciclistas

O Departamento Nacional de Trânsito, órgão ligado ao Ministério das Cidades, publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27/10) resolução que define regras para atuação de infração cometidas por pedestres e ciclistas.

Na prática, a medida permite que agentes de trânsito emita multas a este grupo já a partir de abril de 2018. O Código de Trânsito Brasileiro do ano de 1997 já trata sobre o assunto, mas, apenas agora, passa a contar com regulamentação específica.

Pela resolução editada nesta sexta, pedestres que andarem pelo meio da rua ou atravessarem fora da faixa de pedestres receberão multa equivalente à metade de uma infração leve, ou R$44,19. Já para ciclistas que descumprirem o Código de Trânsito, a pena vai incluir a remoção da bicicleta e o pagamento de uma infração média (R$130,16).

Ainda de acordo com o texto, a autoridade de trânsito deverá compor uma ficha de autuação, similar às usadas em infrações de veículos automotores, onde deverão constar nome, identidade e, se possível, o CPF do pedestre ou ciclista, além de dados sobre a infração cometida.

3
Deixe um comentário

3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Lilian

Me poupe. Parece até que dá pra andar mas calçadas, carros estacionados, buracos etc. Resumindo: forma de comer dinheiro de quem já não tem.

keila

MAIS ARRECADAÇÃO? Não é certo andar no meio da rua nem atravessar fora da faixa, mas também não e certo não ter calçadas que presta, não ter faixas que presta, bem sinalizada e tão longe umas das outras. Se é pra fazer o certo, então comece dando condições aos pedestres e ciclistas e não dando multas! Francamente!

Daicy

Não está existindo agentes para multar carros agora vem com essa utopia de multar pedestres? Isso e Brasil mesmo! Não dá condições para a população fazer o certo e quer cobrar? Não existe passarela…não respeitam faixa de pedestres. Não temos sequer orientação preventiva agora querem multar?