Paulo Garcia barra tentativa de vereadores de permitir carros nos corredores de ônibus
31 março 2016 às 14h39
COMPARTILHAR
Lei aprovada na Câmara permitira tráfego de veículos particulares nos corredores exclusivos. Decreto impede que o projeto vigore
A Prefeitura de Goiânia negou, nesta quinta-feira (31/3) a execução da lei aprovada pela Câmara Municipal no início de março que autoriza a circulação de veículos particulares nos corredores preferenciais de ônibus no período noturno, entre 20 horas e 6 horas.
De acordo com o Decreto nº 860, assinado hoje pelo prefeito da capital, Paulo Garcia (PT), e divulgado no Diário Oficial do Município desta tarde, a matéria sobre trânsito aprovada pelos vereadores “viola a competência privativa de legislar da União, conforme artigo 22, inciso XI, da Constituição Federal”.
A Prefeitura considerou como base várias ações já julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que dispõem sobre essa violação de competência e que foram consideradas inconstitucionais.
O decreto prevê também que “é patente a violação ao princípio da separação de poderes”, conforme estabelece o artigo 24, inciso II, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em que a competência de planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos é de responsabilidade dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos municípios.
Outro ponto é que a lei promulgada pela Câmara incentivaria o uso inapropriado de veículos particulares em detrimento do transporte coletivo, indo de encontro à ideologia de sustentabilidade quem vem sendo implantada na gestão do prefeito. (As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação)